Docentes são avaliadores da seletiva nacional da 28ª Olimpíada Mundial de Filosofia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/11/2019

Texto e Imagem: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom

Três docentes do curso de Filosofia da Universidade Franciscana participam, pela segunda vez consecutiva, do processo avaliativo da etapa nacional da 28ª edição da Olimpíada Mundial de Filosofia.

Eduardo Ruttke von Saltiel, Márcio Paulo Cenci e Solange Dejeanne atuarão, novamente, avaliando textos filosóficos produzidos pelos participantes, que são estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas.

Na primeira rodada, cada texto será lido por um grupo diferente de avaliadores. Após, os melhores trabalhos serão avaliados por uma equipe que ainda não teve contato com o texto. A partir daí, serão classificados os dois alunos que irão representar o País na competição mundial.

Eduardo Ruttke von Saltiel ressalta que a participação dos docentes na seletiva da competição é importante para ter um contato próximo com a produção filosófica dos estudantes de ensino médio de alto nível. Segundo o docente, algumas produções surpreendem os jurados pela capacidade argumentativa e imaginativa dos alunos.

“O ensino da disciplina tende a contemplar interesses intelectuais e afetivos de muitos estudantes, e isso tende a formar pessoas que valorizam a troca de ideias e que sejam capazes de expressar com clareza suas inspirações, acredita.

A etapa nacional da 28ª edição das Olimpíadas de Filosofia será realizada no dia 14 de fevereiro de 2020, em 12 estados, e contará com jurados de diversas Universidades e 2 Institutos Federais brasileiros. Já a etapa mundial do concurso será realizada nos dias 21 e 24 de maio de 2020, em Lisboa - Portugal.