Docentes realizam debate sobre Abuso Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/05/2018

Em virtude do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, foi realizado uma Roda de Conversa na Universidade Franciscana.

O debate, promovido por um grupo de estudos multidisciplinar de professores dos Cursos de Psicologia e do Mestrado em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana, com colaboração do Diretório Acadêmico de Psicologia, contou com a presença da Enfermeira da Prefeitura Municipal e responsável pelo atendimento a casos de abuso e exploração sexual infantil em Santa Maria, Ingrid Kipper Amarain.

Ela expôs como se dá o processo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, além do funcionamento do conselho tutelar, que é a entidade que faz a primeira abordagem a quem sofreu abuso.

Para a professora do curso de Psicologia, Mestrado em Saúde Materno e participante do grupo de estudos, Josiane Lieberknecht Wathier Abaid, o assunto faz com que as pessoas possam ampliar o olhar e agregar algo para o seu próprio curso, grupo de estudo, entre outros.

“É um assunto muito transversal nos cursos, várias áreas são abrangidas, mas ainda é um tabu falar sobre o tema. Precisamos ampliar o debate, em especial no meio acadêmico”, ressalta.

Esta foi a segunda edição da roda de conversa e contou com a participação de alunos de Psicologia, Enfermagem e outros.

Texto e Fotografia: Fernando Cezar