Docentes e acadêmicas de Arquitetura e Urbanismo participam do 9º Seminário Projetar, no Paraná Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/11/2019

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana participou do 9º Seminário Internacional sobre Ensino, Pesquisa e Prática em Projeto de Arquitetura e Urbanismo - Projetar, realizado em Curitiba, no Paraná. A edição, que ocorreu entre os dias 23 a 25 de outubro, teve como tema a 'Arquitetura e cidade: privilégios, conflitos e possibilidades'.

Quem representou a IES, foram as docentes de Arquitetura e Urbanismo, Anelis Flores e Juliana Guma, e as acadêmicas que atuam como monitoras voluntárias na disciplina de Ateliê de Urbanismo e Paisagismo, Amanda Trennepohl, Giulia Alberti e Manuela Kelling.

Os artigos apresentados no evento são reflexões que relatam a experiência do grupo de alunos e professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo, envolvidos na disciplina, que foram aprender e compartilhar conhecimento com os alunos de uma escola pública municipal de Santa Maria. Essa aproximação pôde contribuir significativamente com a formação do estudante e cidadão, que se insere diretamente em uma realidade diferente da que está acostumado, tendo contato com todo o aprendizado que essa experiência pode proporcionar.

Dentro da metodologia adotada na disciplina, o maior envolvimento entre os acadêmicos e as crianças da escola se deu na etapa das Oficinas Itinerantes. O objetivo desta atividade foi colher informações para montagem do programa de necessidades do projeto de desenho urbano e paisagístico do semestre, mas principalmente, auxiliar nos conhecimentos já trabalhados na escola ligados à sustentabilidade.

De acordo com os integrantes da atividade, a troca de experiência entre acadêmicos e alunos do ensino básico, estabeleceu uma relação significativa. Para a finalização da disciplina, os alunos da escola que participaram das oficinas vieram até a Universidade Franciscana com o propósito de entender, conhecer e se relacionar com o meio acadêmico. A ação teve o intuito de retribuir a acolhida da escola e proporcionar uma nova vivência a todos os atores envolvidos, invertendo os papeis inicialmente estabelecido, abrindo mais um campo de experimentação e construção do conhecimento.