Docentes do PPGECIMAT e MEHL participam de Congresso Internacional de Educação Ambiental em Moçambique Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/07/2023

A Universidade Franciscana (UFN) esteve presente de 4 a 7 de julho no VII Congresso Internacional de Educação Ambiental. Realizado na cidade de Maputo em Moçambique, o evento abordou a temática Educação Ambiental: a Chave para a Sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento da Rede Lusófona de Educação Ambiental (REDELUSO) e da própria Educação Ambiental.

As professoras Thais do Canto-Dorow e Rosemar Vestena do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), Noemi Boer e o egresso Marcelo Massario do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) participaram do evento e destacaram a oportunidade para aprimorar a formação, integrar as pesquisas, além de vivenciar novos contextos sociais e educacionais.

Na ocasião, os docentes apresentaram trabalhos relacionados á temática do evento, sendo eles: Artigo ‘Natureza, cultura e ambiente em músicas do projeto pandorga da lua: Uma análise à luz da educação ambiental’, de Noemi Boer, Marcelo Schaedler Massário e Eliza Araújo Machado; Jogo digital ´Oikos Brasil e a educação ambiental para crianças’, de Thaís Canto-Dorow, Nícolas Figueiredo e Rosemar Vestena; ‘Ornitoalbum: um álbum de figurinhas para educação ambiental’, de Rosemar de Fátima Vestena e Mariana Sarturi Hundertmarck.

A professora Thais ressalta que o evento foi fundamental para destacar o papel dos profissionais, em especial dos docentes, como disseminadores de conhecimento e sensibilização ambiental, em prol da sustentabilidade do planeta. “A oportunidade de participar nesse evento deixa a certeza de que vivemos num mundo globalmente interligado e de que temos um forte compromisso com o que é vivo e não-vivo no nosso Planeta. Visitamos um país com riquezas ambientais e culturais, um povo muito alegre e receptivo, mas como em qualquer lugar do mundo, guardadas as riquezas de cada um, possui desafios para superar problemas de todas as ordens. Eu e meus colegas trazemos inspirações para aprimorar nosso trabalho na UFN, com docentes, discentes, mas, sobretudo, para fortalecer as ligações solidárias com a comunidade que nos rodeia e com os povos que são nossos irmãos”, finaliza.



Texto: Gabriela de Flores Neto / Jornalista
Fotos: Divulgação / PPGECIMAT e MEHL




divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação