Docentes do Mestrado em Saúde Materno Infantil participam de congressos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/12/2019

Docentes do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana participaram de diversos eventos brasileiros, em busca de trocas de conhecimentos e novas metodologias para serem aplicadas no desenvolvimento do ensino.

As professoras Martha Regina de Souza e Regina Costenaro participaram, nos dias 11 a 14 de novembro, do 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que ocorreu no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na cidade de Manaus, AM.

O evento teve como tema central a “Enfermagem e os sentidos da Equidade”, e a partir daí foram abordados eixos temáticos como, os desafios para uma prática com justiça social e sustentabilidade social, desafios para uma prática com justiça social e grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, geração, raça/etnias e intercultura, e o último eixo temático que foi relacionado aos desafios para a produção do cuidado de enfermagem a pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade.

Nestes mesmos dias, 11 a 14 de novembro, as docentes Mara Regina Marchiori, Adrianda Dallasta e o egresso Daniel Tavares participaram do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento é considerado o maior da américa latina na área da saúde, e teve como objetivo contribuir para o fortalecimento da enfermagem na difusão do conhecimento e incentivar o intercâmbio entre profissionais e entidades.

Ainda, as professoras Franceliane Jobim e Camila Lehnhart, estiveram presentes no XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno, que ocorreu entre os dias 11 e 15 de novembro, no Rio de Janeiro.

O encontro buscou a construção de uma plataforma de ação por meio do compartilhamento de experiências com atores comprometidos com a promoção, proteção e apoio à amamentação: profissionais de saúde, governantes, cientistas, grupos de mães, organizações da sociedade civil, agências das Nações Unidas, organismos internacionais, instituições de pesquisas, grupos de interesse público, estudantes, agentes comunitários de saúde e outros parceiros.

O evento proporcionou a oportunidade de rever ações direcionadas à ampliação de políticas e recomendações efetivas quanto à alimentação infantil saudável.

Já o XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, contou com a presença da profa. Luciane Najar Smeha, nos dias 13 a 16 de novembro em Florianópolis, Santa Catarina. O evento teve como objetivo refletir sobre os desafios envolvendo temáticas relacionadas ao desenvolvimento humano, principalmente os aspectos psicológicos, sociais e culturais.

Fotos: divulgação / MPSMI
Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom