Docentes do Curso de Design participam de eventos fora da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/11/2018

As docentes do Curso de Design da Universidade Franciscana, Daniele Dickow Ellwanger e Hélen Vanessa Kerkhoff, apresentaram trabalhos e realizaram palestras em eventos da área no início de novembro.

Daniele, coordenadora do curso de Design, apresentou um trabalho no 13º P&D Design – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Já a professora Hélen, ministrou uma palestra na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Pelotas.

Intitulado ‘Metodologia e Técnicas para Análise de Artefatos e Narrativas’, Daniele destacou as etapas metodológicas utilizadas na sua tese de doutorado ‘Design como Expressão da Capacidade Humana: estudo sobre os artefatos presentes na Quarta Colônia de imigração italiana, a partir de suas origens, particularidades e significados’, o qual foi defendido em dezembro de 2016, na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Com o trabalho, a docente recebeu um convite para publicação do seu artigo no DAT Journal Design Art and Technology, da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo. Além da sua apresentação, a professora pôde conhecer a exposição CASACOR Santa Catarina, que é uma das maiores mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento ocorreu entre os dias 7 e 8 de novembro.

Já a professora Hélen, ministrou, no dia 1º de novembro, a palestra intitulada ‘Métodos e Técnicas que auxiliam na Elaboração de Projetos de Mobiliário: processo criativo e execução’, na Universidade Federal de Pelotas.

A palestra teve como foco, a apresentação dos móveis desenvolvidos por seus alunos na disciplina de Ateliê de Projetos em Mobiliário, da Universidade Franciscana e uma explicação do passo-a-passo, desde a fase de pesquisa e processo criativo, até a fase de execução dos projetos.

Texto: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo
Fotos: Divulgação / arquivo pessoal