Docentes da UFN guiarão caminhada sobre a arquitetura Art Déco Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/07/2019

Um grupo de professores da UFN integra o Coletivo Memória Ativa, que conta com arquitetos, historiadores, líderes comunitários, jornalistas e professores, para pensar sobre o futuro de Santa Maria, que teve seu patrimônio histórico ameaçado por alterações no Plano Diretor, em 2018.

De acordo com o coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN e membro do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHIC), Francisco Queruz, que integra o Coletivo desde o seu surgimento, o grupo foi criado após a aprovação da lei que colocava em risco a proteção de bens da área municipal. A partir dessa preocupação, Queruz contatou o jornalista Marcelo Canellas, que logo formou um grupo de pessoas que reconhecem nos bens municipais a história e memória da cidade de Santa Maria.

Conforme o professor, a cidade de Santa Maria possui uma significativa concentração de construções que compõem o patrimônio histórico arquitetônico como sendo um dos maiores acervos de arquitetura Art Déco do mundo. Há um ano atrás houve o lançamento de um manifesto público repudiando as mudanças propostas pelo Plano Diretor, e pedindo pela proteção do patrimônio histórico, e a Prefeitura, durante este tempo, promulgou um decreto de proteção provisória a 135 prédios.

Desde então o Coletivo Memória Ativa vem desenvolvendo atividades de conscientização, e buscando parceiros interessados na defesa do patrimônio local, como a UFN e a UFSM. Para comemorar o primeiro ano de suas atividades, o grupo promove uma caminhada guiada sobre a arquitetura Art Déco, que deve passar pela Avenida Rio Branco, a Vila Belga e a Gare. A atividade ocorrerá em dois momentos ao longo desta semana. O “passeio” tem como objetivo a promoção de ações que trabalham a valorização do patrimônio histórico da cidade e o seu reconhecimento por parte da população.

Importância da preservação

Queruz, que tem como ênfase em sua formação o trabalho com o patrimônio arquitetônico, revela que um dos maiores objetivos do Coletivo é de que se crie uma cultura de valorização patrimonial por parte da população. “É preciso que essa valorização esteja presente na construção da nossa sociedade, para que assim, resulte no reconhecimento por parte dos moradores, que poderão, então, atuar em projetos que lutam pela preservação da nossa história”, explica o docente.

Como primeira tarefa do semestre, os alunos da disciplina de História do Patrimônio e Técnicas Retrospectivas, ministrada por Queruz aos acadêmicos do 7º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, devem deixar os celulares desligados e olhar para os prédios da cidade. “A gente fala muito sobre, em sala de aula, mas quando os alunos vão para rua, estão sempre com o celular em mãos e o olhar para o chão, por isso, propus que eles participem do passeio, e que olhem, admirem e conheçam a arquitetura presente no nosso município”, conta Francisco.

O passeio tem duas datas, para que os interessados possam participar conforme seus horários. A primeira ocorre na quinta-feira, dia 1º de agosto, às 15h, guiada pelo coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN, Francisco Queruz, e outra no sábado, 3 de agosto, guiada pela arquiteta Márcia Kümmel. A caminhada tem saída na Praça Saldanha Marinho, e termina com uma confraternização na Gare.

O que: Caminhada guiada sobre a arquitetura Art Déco
Quando: Quinta-feira, dia 1º de agosto, e sábado, dia 3 de agosto, às 15h
Onde: Saída da Praça Saldanha Marinho. Confraternização na Gare/ Mercado Público, e Atêlie da Estação, com atividades artísticas de coletivos culturais.
Quem pode participar? Qualquer pessoa que tenha interesse.

Coletivo Memória Ativa
O Coletivo Memória Ativa se reúne semanalmente para discutir ações que promovam a valorização patrimonial. Outra edição da caminhada guiada ocorreu durante a programação da Feira do Livro, em maio, e contou com a participação de Adriano Falcão e Daniel Pereyron, docentes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN.

Ainda durante a Feira do Livro, houve também o lançamento do livro infantil “Lelé João-de-Barro: Arquiteto de Histórias”, publicação que ficou entre os livros mais vendidos da Feira. O livro aborda a temática da arquitetura buscando despertar o sentimento de pertencimento nas crianças, ao mesmo tempo em que aborda a importância do patrimônio histórico de Santa Maria.

A publicação é de autoria de Clarissa Pereira e Daniel Pereyron, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Neli Mombelli, do curso de Jornalismo. A publicação ainda conta com a participação da arquiteta Annelise Weber, egressa da UFN, e foi diagramada pelo jornalista e também egresso, Maurício Lavarda do Nascimento.

Art Déco
O Art Déco surge em 1910 como um estilo artístico que se caracteriza pela combinação de estilos, materiais nobres e técnicas aprimoradas, exibindo luxo, glamour, progresso social e tecnológico. Em 1925 ocorreu a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, auge da sua influência. É desta exposição e do nome “arts décoratifs” que surge o seu nome Art Déco.

De acordo com a dissertação de mestrado da arquiteta Márcia Kümmel, Santa Maria estabeleceu-se como centro logístico e importante entroncamento ferroviário ainda na primeira metade do século XX, fato esse que foi muito importante para o crescimento da cidade. Por essa razão, a maior parte das edificações em estilo Art Déco estão localizadas ao longo da Avenida Rio Branco, que liga a Rua do Acampamento, local de origem do município, à Gare da Viação Férrea.

Texto: Thayane Rodrigues. / Com informações Rede Sina.