Docentes da UFN comemoram conquista brasileira na Olimpíada Internacional de Filosofia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/06/2020

Na edição online da Olimpíada Internacional de Filosofia deste ano (e-IPO 2020), realizada entre os dias 28 e 31 de maio, o Brasil alcançou o seu melhor resultado na curta história de sua participação na IPO, iniciada em 2017.

O estudante Luiz Felipe Horta, da Escola Britânica do Rio de Janeiro, conquistou a Medalha de Prata, e Toma Gheorghe de Melo, do Colégio Núcleo de Recife, uma Menção Honrosa. Até hoje, o Brasil havia conquistado Menção Honrosa em sua primeira e segunda participação (Rotterdam/2017 e Bar/2018).

Os docentes do curso de Filosofia da UFN, professores Solange de Moraes Dejeanne e Eduardo Rutke von Saltiel, participaram da seletiva nacional de estudantes que iriam participar da e-IPO 2020.

“Acredito que essas premiações consistem no reconhecimento de que nós realizamos um bom trabalho, na medida em que participamos da seleção de estudantes que efetivamente foram premiados internacionalmente”, ressaltou Eduardo Rutke von Saltiel.

De acordo com ele, a participação brasileira na Olimpíada Internacional de Filosofia é uma iniciativa relativamente recente, mas se integra a iniciativas que estimulam estudantes a participar de olimpíadas em diferentes áreas do conhecimento.

“Fico feliz que o curso de Filosofia da UFN esteja contribuindo nesse sentido. Trata-se de estudantes muito bem preparados, capazes de competir na arena internacional, e a participação no processo seletivo permite que estejamos em contato com o nível de conhecimento desses estudantes – o que é sempre bom para pensarmos as práticas junto aos acadêmicos da licenciatura do curso”, finalizou o docente.

Saiba mais sobre a e-IPO 2020.

Saiba mais sobre a participação dos docentes da UFN na e-IPO 2020.

Com informações da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF.