Docente participa de atividades de prevenção ao uso de álcool Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/08/2018

Na tarde desta quarta-feira (22), a Câmara de Vereadores sediou atividades da 8ª Semana Municipal de Prevenção ao Uso Precoce de Álcool por Crianças e Adolescentes. Entre as ações, palestras, apresentações musicais e o lançamento do Concurso Cultural Curto a Vida Não Curto o Álcool, que dará premiação em dinheiro aos selecionados.

A edição de 2018 acontece até o dia 24 de agosto e tem como tema “Educar, cuidar para valorizar e curtir a vida”. O foco principal está nos professores e na educação infantil. A semana foi consolidada pela Lei Municipal 5663, de 10 de julho de 2012.

Participaram da mesa de abertura a vereadora Celita da Silva, representando o presidente da Câmara, Alexandre Vargas, a 1º tenente Letícia Joana, representando o coronel-aviador Elison Montagner, comandante da ALA 4, a Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana (UFN), Carla Lizandra de Lima Ferreira, a assessora pedagógica da 8ª Coordenadoria de Educação, Janine Strubinsky, a presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Santa Maria (COMEM), Neusa Motta Lemos, e o coronel Hernandes, comandante do 1º Regimento. O vereador Valdir Oliveira também esteve presente.

O promotor Lozza destacou que a Semana Municipal é um dos eventos mais importantes de Santa Maria e que, mesmo que a atividade da tarde não obtido ampla participação da comunidade, houve qualidade na representação. Já a vereadora Celita falou sobre a relevância da prevenção das drogas na construção de uma vida melhor. Além disso, a representante do parlamento enfatizou que o evento deve ser um multiplicador de boas ideias.

SELEÇÃO: De hoje até o dia 28 de setembro, estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural Curto a Vida Não Curto o Álcool. O edital de seleção de projetos, que incluem vídeos, desenhos, textos, poesias, irá premiar os selecionados nas seguintes categorias: trabalhos em andamento ou concluídos, trabalhos a serem desenvolvidos, trabalhos individuais dos alunos.

Para participar, a escola deverá realizar a pré-inscrição do trabalho por e-mail, endereçado para comensm@gmail.com, no qual deverá indicar a categoria do concurso que deseja participar. Após, deverá protocolar o projeto na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

Veja a premiação:
- R$ 1 mil para o primeiro lugar na categoria trabalhos em andamento ou concluídos;
- R$ 500,00 para o segundo lugar da categoria trabalhos em andamento ou concluídos;
- R$ 1 mil para o primeiro lugar na categoria trabalhos a serem desenvolvidos
- R$ 500,00 para o segundo lugar na categoria trabalhos a serem desenvolvidos;
- Os alunos vencedores nas categorias estipuladas no edital ganharão R$ 300,00 e R$ 200,00 nas premiações de 1º e 2º lugar em cada categoria (textos, desenhos, poesias e vídeos).

De acordo com o edital, a premiação e certificação acontece no dia 10 de outubro.

Consulte o edital completo clicando aqui.

A Semana Municipal de Prevenção ao Uso Precoce de Álcool por Crianças e Adolescentes é uma realização do Fórum Permanente de Prevenção instituído pela Lei Municipal nº 5701/2012, composto pelo Conselho Municipal de Entorpecentes de Santa Maria (COMEN/SM), Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitura Municipal de Santa Maria através das Secretariais de Educação, Desenvolvimento Social, e Saúde, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Franciscana (UFN), Universidade Federal de Santa Maria e Ministério Público do Rio Grande do Sul. Nesta edição conta também com o apoio da Policia Federal (Delegacia Regional de Santa Maria), Brigada Militar e Ala 4.

Assessoria da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria
Texto: Camila Porto Nascimento