Docente e Egresso do curso de Jornalismo lançam livro sobre Migração no Rádio Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/12/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo
Imagens: Julia Dotto/reprodução

O jornalista e egresso da Universidade Franciscana Tiago Nunes, em pareceria com o professor do curso de Jornalismo, radialista Gilson Piber, lançaram o livro “Migração no Rádio - No ar, Imembuí FM!”. O lançamento ocorreu na terça-feira, dia 10 de dezembro, no Hotel Morotin, em Santa Maria-RS.

A obra conta os detalhes quanto ao processo de migração da Amplitude Modulada (AM) para a Frequência Modulada (FM), da primeira emissora de rádio de Santa Maria, a Rádio Imembuí, sintonizada na frequência 101.9 MHz.

Atualmente, Tiago Nunes é coordenador de Jornalismo da Imembuí e narrador esportivo da rádio. Gilson Piber além de atuar na UFN, é doutor em Comunicação e trabalha na UniFM.

Tiago Nunes conta que o livro foi resultado da sua pesquisa acadêmica desenvolvida no Trabalho Final de Graduação do Curso de Jornalismo da UFN. De acordo com o egresso, desde o primeiro dia o professor Gilson Piber o incentivou a levar esse tema para além das bancas da faculdade, até pelo tema ser de extrema importância para a comunicação e por se tratar de uma das emissoras mais importantes do Rio Grande do Sul.

Foram 2 semestres trabalhando ativamente na pesquisa – e livro – que segundo o autor, aborda temas de relevância e que podem ser ampliados e estudantes posteriormente. Nunes ainda destacou a importância da Universidade Franciscana neste projeto, que de acordo com ele, tem um papel importante não só na formação profissional, mas na formação de cidadãos para a comunidade em que está inserida.

“A UFN é um grande exemplo desse trabalho voltado a sua comunidade, onde conta com professores de extrema qualificação e uma excelente estrutura, fruto de um trabalho dedicado e intenso realizado há décadas”, acrescentou o egresso.

A Universidade Franciscana é considerada uma das madrinhas da Rádio Imembuí, já que colaborou com a transição da rádio, que passou a operar com programação no canal FM no dia 30 de maio de 2017.

Além da autoria de Tiago Nunes e Gilson Piber, o livro contou com a colaboração do jornalista Luiz Artur Ferraretto, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e um dos maiores estudiosos de rádio do país. No prefácio, ele aborda o tema migração e ainda fala sobre os bastidores da transformação de uma emissora do interior que passou mais de sete décadas na AM para a FM.

A edição foi realizada pela Editora Appris, de Curitiba, Paraná. Inicialmente, foram colocados à venda 100 exemplares ao valor de R$ 30,00. Logo na sequência, a obra poderá ser encontrada no site da editora, ainda sem data prevista, mas com as negociações em andamento, o livro também poderá ser encontrado em uma livraria física de Santa Maria.