Docente do PPG em Nanociência viaja ao México para trabalhar com terapias contra infecções e câncer Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/11/2017

Com o intuito de buscar terapias mais eficazes contra infecções e câncer, a professora Michele Rorato Sagrillo, do Programa de Pós-graduação em Nanociências, e outros pesquisadores de Santa Maria irão realizar seminários e treinamento prático à um grupo mexicano de alunos e professores da Universidad del Papaloapan no início do mês de dezembro. Eles fazem parte de um projeto de Cooperação Internacional Brasil-México (Capes/Conacyt) intitulado “Síntesis y caracterización de la estabilidade de nanopartículas contenien do paras porinasde Bacillus thuringiensis y su evaluación como agentes antineoplásticos”.

De acordo com a docente do Centro Universitário Franciscano, o projeto existe desde 2015 e pretende realizar a síntese, caracterização e estabilidade de nanopartículas contendo parasporinas de Bacillus thuringiensis e sua avaliação como agentes antimicrobianos e antineoplásicos. No desenvolvimento do projeto estão envolvidos alunos da graduação em Farmácia e do Mestrado e do Doutorado em Nanociências. Além de Michele, trabalham na investigação os pesquisadores Roberto Christ Vianna Santos (DEMIP/CCS/UFSM), Aline Ferreira Ourique (Centro Universitário Franciscano), Miguel Angel Peña-Rico, Universidad del Papaloapan) e Ana Karin Navarro Martinez (Universidad del Papaloapan).

Dando sequência ao projeto, os professores Michele Sagrillo e Roberto Christ viajam para o México, também, para discutir o andamento do projeto e pensar no futuro, já que os pesquisadores mexicanos virão à Santa Maria em 2018. Ainda há a possibilidade de ocorrer uma videoconferência com a professora Aline Ourique para auxiliar no treinamento dos estrangeiros.

Aproveitando a estada dos pesquisadores brasileiros no México, foi organizada a 5ª Reunião de Materiais, Nanotecnologia e Ciências, que ocorre de 6 a 8 de dezembro. Na ocasião, a docente Michele Sagrillo ministrará uma palestra em que apresentará os resultados alcançados nos trabalhos produzidos pelos orientados do Programa de Pós-graduação em Nanociências. Na palestra, será dada ênfase ao trabalho da aluna Priscila Marquezan Copetti, que visa a aplicação de extratos de um alimento funcional na atividade antitumoral.

“Existe uma necessidade de novas estratégias terapêuticas para obtenção de melhores resultados clínicos de pacientes portadores de neoplasias e, a partir dessa pesquisa, vimos que o estudo de frutos do bioma brasileiro, em grande parte desconhecido, contribui para as promissoras pesquisas que podem auxiliar no desenvolvimento de fitomedicamentos”, explica Michele.

Sobre a importância de participar deste evento, a professora do Centro Universitário Franciscano destaca a troca de conhecimentos entre os programas de pós-graduação e a oportunidade de impulsionar a internacionalização para o Programa de Pós-graduação em Nanociências. “Levar o nome do Centro Universitário Franciscano, do PPG Nanociências e, especialmente,do trabalho desenvolvido pelos nossos alunos é gratificante, pois penso que a internacionalização fortalece o desenvolvimento de recursos humanos de ensino superior, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico”, ressalta a docente.

Texto: Carolina Teixeira – estagiária de jornalismo