Docente do Centro Universitário conquista financiamento de pesquisa em Universidade da Inglaterra Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/03/2018

No mesmo ano em que o Centro Universitário Franciscano vai se tornar Universidade, as produções acadêmicas desenvolvidas na instituição seguem ultrapassando fronteiras.

O exemplo mais recente é a conquista do professor Dr. Thales Zamberlan Pereira, do curso de Ciências Econômicas. O docente foi contemplado com um financiamento de pesquisa em uma Universidade da Inglaterra, a British Academy.

Ele irá investigar sobre “As taxas de Câmbio no Brasil e América Espanhola durante o fim do período Colonial (1790-1830)’’. A importância desta pesquisa se dá pela avaliação do impacto da abertura comercial, nos países da América Latina durante o início do século XIX, conforme Thales.

Thales explica que foi preciso propor um projeto de pesquisa e demonstrar capacidades para entregar resultados expressivos, para que o seu financiamento fosse aprovado. O valor do recurso financeiro ainda não foi divulgado, mas em um ano o docente deve apresentar os resultados deste estudo.

“Apesar de se debater sobre o tema, a falta de informações primárias para o início do século XIX dificulta muito a análise das transformações radicais do período. A pesquisa que propomos nos arquivos do Banco da Inglaterra será importante para avançarmos o conhecimento sobre a história econômica brasileira e latino-americana”, ressalta Thales.

Outro ponto importante foi a parceria firmada com a professora inglesa Dra. Alejandra Irigoin, da London School of Economics (LSE). A docente irá colaborar com Thales no projeto, que terá duração de um ano. Para ele ter uma pesquisadora reconhecida no meio acadêmico britânico foi crucial.

Conquista acadêmica

Para o coordenador dos Cursos de Economia e Administração do Centro, Matheus Fozza, esta expressiva conquista demonstra que a instituição está rompendo barreiras internacionais na área da pesquisa, tendo em vista a produção de artigos que provavelmente serão publicados em periódicos fora do Brasil.

Aos alunos, Matheus sinaliza que este é um exemplo de que o intercâmbio acadêmico é algo possível, alcançável e que o constante estudo abre ‘’ janelas de oportunidades’’.

Se o para o Centro Universitário é motivo de orgulho, para o professor Thales este financiamento é o reconhecimento de um trabalho de muitos anos. Como ele mesmo conta, a British Academy não financia pesquisadores que não tem publicações na área proposta. “Este é mais um passo importante na consolidação de um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido desde o início do meu doutorado’’, finaliza.

Histórico do pesquisador
Thales Zamberlan Pereira tem 34 anos, é graduado em Economia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem mestrado em Economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado na mesma área pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Durante o doutorado, ele foi pesquisador da Universidade de Londres e dedicou parte do tempo estudando na Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles. Atualmente, além de professor do curso de Economia e Direito do Centro Universitário, é membro do grupo de pesquisa sobre "Crescimento, Globalização e Desigualdade" da Universidade de Barcelona.

Texto: Gilvan Ribeiro - acadêmico jornalismo
Fotos: Mark Braunstein