Docente de Nutrição participa de atividade em alusão ao Dia da Alimentação Saudável Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/11/2019

Para marcar o Dia da Alimentação Saudável, realizado no dia 16 de outubro, o curso de Nutrição da Universidade Franciscana - UFN, em parceria com o Conselho Regional de Nutrição da 2ª Região, o Serviço Social do Comércio de Santa Maria - Sesc e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Santa Maria – Emater, realizaram o I Seminário Temático Regional ‘Diversidade na Produção e no Consumo’.

O encontro de profissionais da área nutricional e alimentícia ocorreu no Auditório do Sesc, em Santa Maria, no dia 17 de outubro. Ao longo da semana, diversos eventos foram promovidos em todo o Rio Grande do Sul, pelas instituições promotoras e apoiadores com o objetivo de proporcionar subsídios para que os participantes direcionem suas escolhas alimentares para uma alimentação adequada e saudável. Tudo isso com ênfase para a importância da utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, de produção orgânica e agroecológica, entre outros fatores que promovam a saúde.

O evento contou com a participação de integrantes do curso de Nutrição da UFN, entre eles a professora da graduação, Cristiana Basso, que acompanhada da nutricionista Rosangela Lengler, da Assistente Técnica Regional da EMATER, Marilene Moraes Ferreira, e do Gerente do SESC Pedro Saccol, deram início as atividades do Seminário.

Também estiveram presentes palestrantes, que destacaram a importância de uma alimentação saudável, voltada para a produção de alimento mais sustentável e agroecológico, tendo como referência a sociobiodiversidade.

Entre os convidados estavam a nutricionista Luana Fernandes Melo, que falou sobre Nutrição e Agroecologia, a nutricionista Grazielle Castagna Weis e a Tecnóloga em Alimentos Anelise Bissacotti, que conversaram sobre Agrotóxicos e Alimentação Orgânica, a Extensionista Social da EMATER Fabrícia Tadia, que trouxe para o evento o assunto Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e a nutricionista Maristela Resch Lopes que debateu sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira.