Docente de Administração utiliza metodologias ativas para aplicação de conhecimentos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/07/2019

Docente do Curso de Administração da Universidade Franciscana optou pela utilização de metodologias ativas para deixar mais leves as 20 semanas letivas para os alunos das disciplinas de Marketing I e II, e de Gestão de Processos. A iniciativa da professora Janaina Marchi teve como objetivo desafiar, unir e incentivar o trabalho em equipe, a autonomia e criatividade dos acadêmicos.

A docente buscou trabalhar, ao longo do semestre, a proposta de aumentar o protagonismo dos alunos no processo da construção do conhecimento. E para isso, as atividades constantes no plano de ensino foram baseadas em desafios, e visaram unir a pesquisa, a reflexão e o trabalho em equipe, bem como também incentivou a autonomia, a criatividade, a solução de problemas, e o manejo de habilidades como oratória, argumentação crítica e o improviso.

Em Marketing I, os alunos tiveram de trabalhar com uma situação fictícia que apontou uma queda no consumo de erva-mate no estado do Rio Grande do Sul. Os acadêmicos tiveram então que elaborar propostas, baseados nos 4 P’s do marketing (produto, preço, praça e promoção), para sugerir ações que possibilitassem um aumento nas vendas.

As propostas apresentadas focaram no desenvolvimento de produtos, como um mousse de erva mate, o “Moutchê”; um acendedor ecológico para lareiras feito à base de erva-mate; e o plano de negócio de uma cafeteria que utilizaria a erva mate como matéria prima para a confecção de seus pratos.

Já durante a disciplina de Marketing II, o desafio lançado envolveu um mergulho pela cultura Maia e de diversos países. Os alunos foram apresentados ao “pulque” (ou octli), uma bebida alcoólica feita do suco fermentado do agave, e consumida em caráter religioso e simbólico, pelo povo mesoamericano-maia. A tarefa proposta em sala de aula consistiu em auxiliar uma empresa a colocar o pulque para ser comercializado em diferentes países, de forma estratégica, como na Dinamarca, Austrália, África do Sul, Rússia e Holanda.

Para tanto, os alunos tiveram que pesquisar sobre o próprio produto e também aspectos culturais, econômicos, políticos, climáticos e comerciais dos diferentes países, e construir um plano de marketing para a inserção do produto em cada um dos lugares. Os alunos criaram logotipo, slogan e peças promocionais para reforçar as propostas.

Durante a disciplina de Gestão de Processos os alunos foram desafiados a realizarem uma atividade de Júri Simulado. A professora Janaina Marchi, elaborou crônicas que serviram para retratar uma situação fictícia de despejo urbano, e a partir dessas crônicas, foi proposta a atividade reflexiva. O intuito do júri foi julgar se a estrutura organizacional pode ser considerada como um mecanismo de alienação do indivíduo no ambiente de trabalho.

“Os resultados de todos esses trabalhos foram além das minhas expectativas enquanto professora. O envolvimento, as habilidades exercitadas e o ambiente de troca proporcionaram zero evasão até o último dia letivo, com alunos motivados, proativos, superando limites e a aproximação entre aluno e docente. Agora cabe fazer a análise crítica dessas tarefas e construir melhorias para os próximos semestres”, avalia a professora Janaina Marchi.