Docente da Universidade Franciscana recebe menção honrosa em premiação da CAPES Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/09/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário de Jornalismo
Imagem: Mark Braunstein / Fotógrafo

A docente da Universidade Franciscana, Profa. Dr. Camila Silveira Sfreddo, do curso de Odontologia, recebeu no início do mês de setembro uma Menção Honrosa na 14º edição do Prêmio CAPES de tese, na área de Odontologia. O prêmio seleciona as melhores teses de doutorado defendidas em 2018, nas 49 áreas de avaliação. Nesta edição foram recebidas 1.140 teses, número recorde de inscrições no evento.

A tese da professora Camila Sfreddo intitulada de “Iniquidades socioeconômicas na saúde bucal de adolescente”, foi realizada na linha de pesquisa em Epidemiologia com ênfase em Periodontia. O estudo avaliou o efeito de determinantes socioeconômicas, como renda e educação dos pais na saúde bucal e a qualidade de vida de adolescentes em um acompanhamento longitudinal de 2 anos. A pesquisa mostrou que, quanto mais baixa a condição socioeconômica da família, a condição bucal dos adolescentes vai piorando ao longo do tempo.

A docente explicou que para o desenvolvimento da tese, realizou o doutorado sanduíche, que é a oportunidade de o aluno de doutorado realizar parte do estudo fora do país. Durante 5 meses do ano de 2017, a ela morou no Canadá realizando algumas disciplinas de saúde pública na McGill University e aprimorando ainda mais a escrita da tese.

Camila Sfreddo ressalta que a menção honrosa é um grande reconhecimento científico do trabalho que foi desenvolvido durante 4 anos, que foi reconhecido como uma das melhores teses na área da odontologia em 2019. Além disso, ela explica que o trabalho trata de um assunto de relevância social, mostrando o impacto das desigualdades sociais na saúde bucal das pessoas.

“Foi um momento muito gratificante frente a tudo que tem acontecido na ciência no nosso país. A menção me trouxe ânimo para seguir trabalhando nessa linha de pesquisa”, comentou a professora.

Os resultados obtidos pela docente em sua pesquisa não ficam só no âmbito particular, mas sim na troca de conhecimentos com os acadêmicos de odontologia. Na UFN a professora desenvolve um trabalho na mesma linha de pesquisa de sua tese, com o tema “Influencia de determinantes sociais na saúde bucal”. Desde fevereiro de 2019, a docente criou o Grupo de Pesquisa Epidemiológicas em Saúde Bucal-EpiSab na IES, que dentre as atividades, tem encontros semanais, bate-papos, pesquisas, além de levantamentos sobre a epidemiologia em criança e adultos.