Docente da Universidade do Piauí realiza palestra no Programa de Pós-Graduação em Nanociência Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/11/2017

A "Espectroscopia Raman aplicada à Nanociência" foi tema de uma palestra, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Piauí,Bartolomeu Cruz Viana Neto. O estudo consiste em uma técnica fotônica que serve para analisar estruturas químicas e auxilia, também, no estudo das modificações de nano materiais. “Essa é uma técnica fácil de ser aplicada e não invasiva pelo fato de utilizar apenas luz e laser como ferramentas de condução”, complementa o docente.

Bartolomeu faz parte do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), que tem como objetivo realizar o intercâmbio de professores e alunos entre três instituições: a Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Piauí e o Centro Universitário Franciscano. O programa visa que os intercambistas desenvolvam projetos de produção, caracterização e modelagem de nanomateriais.

Está foi a primeira vez que o educador visita o Centro Universitário. Em relação ao PPG da Nano, ele destacou a estruturação do curso. “As instalações são muito boas e, com certeza, no futuro surgirão bons frutos das pesquisas realizadas aqui”, comenta.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nanociência Ivana Zanella explica a importância da presença do professor Bartolomeu na instituição. “A ideia é que possamos produzir, aqui na Instituição, amostras para serem analisadas nos laboratórios da UFC e UFPI e, também, compreender o uso da técnica para que posteriores simulações computacionais possam esclarecer esses dados experimentais’’, afirma.

A palestra ocorreu na tarde desta quarta-feira, 22 de novembro, na Sala de Conferências do prédio 16, Conjunto III do Centro Universitário Franciscano.