Docente da UFN publica livro sobre a História da Bioética no Brasil Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/08/2023

O professor Diego Carlos Zanella, do curso de Filosofia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) da Universidade Franciscana (UFN), recentemente lançou a obra intitulada ‘História da Bioética no Brasil’, a primeira dedicada ao assunto na literatura nacional ao abordar com complexidade a totalidade do tema. O livro de 272 páginas foi escrito em parceria com a professora da Universidade de Brasília (UnB), Dirce Bellezi Guilhem e produzido pela editora PUCPRess.

A ideia para a publicação surgiu a partir do segundo Mestrado em Bioética realizado pelo professor Diego, na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), da Argentina. “A professora Dirce foi minha orientadora. Trabalhamos em uma dissertação que abordou o tema da institucionalização bioética no Brasil. Após a conclusão dos estudos, o texto foi ampliado e alterado para ser transformado em livro, uma vez que não existe nenhum exemplar que fale sobre a história da Bioética no país”, explica.

O autor ressalta que a obra não aborda o ensino da área, mas que essa sempre foi uma preocupação durante o processo de criação. O objetivo deste trabalho é percorrer a trajetória inicial e todo os processos de amadurecimento da reflexão Bioética no Brasil, além conhecer os produtos desta temática em âmbito nacional. A atividades sobre este assunto em território nacional assume para si algumas das reivindicações da saúde pública, como a universalização dos serviços de saúde e a alocação dos recursos em saúde, e incorpora outros aspectos relacionados à dimensão socioeconômica e à qualidade de vida.

Diego Carlos Zanella é graduado em Filosofia pela Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio de doutoramento na Eberhard Karls Universität Tübingen, Alemanha. Também realizou estudos de aperfeiçoamento, especialização e mestrado em Bioética pela FLACSO. Já Dirce Bellezi Guilhem, é formada em Enfermagem pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela UnB; Doutora em Ciências da Saúde e Bioética pela UnB; Pós-Doutora em Bioética e Ética em Pesquisa com Seres Humanos pela FLACSO; Pós-Doutora em Bioética pela Universidad Complutense de Madrid (2009) e já trabalhou como professora Visitante do Department of Epidemiology & Public Health, University College London (UCL), London. Atualmente compõe o corpo docente da UnB, onde atua como pesquisadora.

Texto e Foto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo