Docente da UFN palestra em Universidade norueguesa Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/10/2021

A disciplina de Inteligência Artificial da University of Oslo (UiO), na Noruega, recebeu entre os palestrantes nesta quarta-feira (13) o professor Mirkos O. Martins, do curso de Ciência da Computação da Universidade Franciscana (UFN). Transmitida de maneira virtual, a aula conjunta teve o tema ‘Some Considerations about Ethitcs on Artificial Intelligence / Algumas Considerações sobre Ética na Inteligência Artificial'.

Mirkos é professor nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia Biomédica da UFN e foi convidado para tratar do tema durante a cadeira de Inteligência Artificial, proferida pelo professor Jim Torresen, da UiO. Junto com ele, outros brasileiros também compartilharam este momento na aula on-line: Dante Barone, do Departamento de Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sull (UFRGS); Anderson Ferrugem, do curso de Ciência da Computação da Universidade de Pelotas (UFPEL); juntamente com o doutorando da UFRGS, Alexandre Silva.

Foram discutidos conceitos éticos no desenvolvimento de aprendizado de máquina, tendências em bases de informações, segregação em análises de máquina e as consequências da classificação por raça, cor, idade, nível escolar e econômico - entre outros - em sistemas de decisão baseados em Inteligência Artificial.

Além de trazerem perspectivas de diferentes culturas, tanto dos alunos noruegueses quanto para os alunos brasileiros, sobre questões e princípios éticos na construção de sistemas computacionais inteligentes e seu reflexo na sociedade.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN
Imagens: Divulgação/Arquivo Pessoal