Docente da Alemanha participa de webinar sobre Covid-19 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/12/2020

O Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil realizou o “Webinar: Older people and Covid-19 pandemic: Challenges and strategies”, com a participação internacional da Profa. Dra. Kerstin Hämel, da School of Public Health, Health Services Research and Nursing, da Universität Bielefeld, Alemanha.

O evento ocorreu via Google Meet, e foi voltado em debater questões sobre a pandemia ocasionada pela Covid-19 e suas respectivas consequências no público idoso.

A conversa se estendeu sobre o panorama de como a Alemanha e países próximos estão lidando com a segunda onda da doença, além de ter sido uma grande troca de experiência entre os brasileiros e alemães presentes na reunião.

O bate-papo foi aberto e gratuito aos interessados, em especial aos acadêmicos de Enfermagem e mestrandos da área da saúde. Para a acadêmica de Enfermagem, Lorena Alves, a iniciativa mostra o quanto é importante voltar os olhos para o mundo e, assim, compartilhar vivências e ações que estão sendo feitas para que mais pessoas possam ter acesso à essas informações.

A futura Enfermeira, Carolina Fernandes, parabeniza a comissão organizadora do evento diante do desenvolvimento do Webinar. “Considero que o evento foi extremamente importante para conhecermos a atual realidade da Alemanha e perceber que, o enfermeiro mais do que nunca é fundamental no serviço de saúde, especialmente na assistência com idosos”, relata.

Já Márian Oleques, mestranda em Saúde Materno-Infantil, ressalta que o debate serviu para analisar os desafios da realidade alemã da pandemia em paralelo com a brasileira. Segundo ela, foi possível aprender mais sobre sua cultura de cuidados com os idosos e também perceber as similaridades como as fake news e grupos que desacreditam nos profissionais de saúde e na pandemia.

Ainda em parceria entre Universidade Franciscana e a Bielefeld University, a coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN, Profa. Dirce Stein Backes, participou de uma aula na universidade alemã. Ela abordou a “Prática de aconselhamento de saúde de projeto”, no Programa de Bacharelado em Comunicação em Saúde, especificamente sobre “Enfermeiros como Conselheiros em atenção primária à saúde no Brasil: o que faz a estratégia de oferta a saúde da família? ”.