Divulgado os ganhadores do Concurso Prado Veppo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/09/2018

O Curso de Letras – Português e Inglês e o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão – LabLetras da Universidade Franciscana, celebraram a cerimônia de premiação dos ganhadores do VII Concurso Literário Prado Veppo.

Além disso, foi lançada, oficialmente, a primeira edição do Santa Maria em Letras, evento itinerante que ocupa espaços públicos e realiza atividades literárias e artísticas, no intuito de propagar e memorar a cultura da nossa cidade, ambos eventos integrantes das comemorações dos 160 anos da cidade de Santa Maria.

O Concurso Literário Prado Veppo prestou homenagem ao renomado poeta e médico porto-alegrense, radicado em Santa Maria, Luiz Guilherme do Prado Veppo.

A cada nova edição, são premiados autores e autoras de contos e poemas, com a finalidade de incentivar e revelar novos artistas da Literatura Brasileira. A seleção dos trabalhos inscritos foi feita por uma banca formada por professores do curso de Letras da UFN e por artistas locais.

Conheça os vencedores de cada categoria:

Gênero Poesia

1º lugar - "Decadentes" - Lucas da Cunha Zamberlan (Santa Maria)
Menção Honrosa Marta Lia Genro Appel: "As cordas do relógio" - Letícia Caetano Moreira (Santa Maria)

Gênero Conto

1º Lugar: "Herança sombria" - Gustavo Christo da Silva (Santa Maria)
Menção Honrosa Marta Lia Genro Appel: "Na rua da alegria" - Jorge Alberto Salton (Passo Fundo)

Os ganhadores em 1º lugar, em ambas as categorias, foram premiados com um Kindle – leitor de livros digitais que permite aos usuários comprar, baixar, pesquisar e, principalmente, ler livros digitais, jornais, revistas e outras mídias via rede sem fio. Já os que classificados em Menção Honrosa receberam um certificado do evento.

A celebração ainda contou com a participação do Coral Illumina, regido por Juliana Pires, discente do curso de Letras da Universidade Franciscana. A noite foi finalizada com a declamação de poemas de poetas santa-marienses, na voz de professores e alunos do Curso de Letras.

O evento ocorreu na noite desta quarta-feira, 12 de setembro, na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, e reuniu autoridades como a Reitora da UFN, Irmã Iraní Rupolo; a secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Santa, Maria Marta Zanella; a secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Marcia Teston; a servidora Adriana Falkembach Knackfuss, representando a secretária de Educação Lúcia Madruga; membros da Academia Santa-mariense de Letras e da Casa do Poeta de Santa Maria, Carlos Alberto Belinasso e Auri Antônio Sudati; além de docentes e discentes da UFN.