Disciplinas optativas de História do Futebol e do Vestuário serão ofertadas para 2019 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/11/2018

O Curso de História da Universidade Franciscana está ofertando duas disciplinas optativas para o 1º semestre de 2019 envolvendo a história de dois assuntos muito comentados na atualidade: o futebol e a vestimenta.

As optativas são oferecidas pelo curso de História, mas são abertas para qualquer aluno ou egresso da Instituição, visando promover debates interdisciplinares dentro das salas de aula.

Uma das optativas é a História do Futebol, ministrada pelo professor Alexandre Maccari Ferreira, que será realizada durante o período de férias, que vai de 10 a 21 de dezembro. As inscrições para as disciplinas de férias podem ser feitas entre 26 e 30 de novembro.

Fazem parte do plano de ensino da optativa de História do Futebol abordar questões como a pré-história do futebol, desde sua organização inicial, e também o desenvolvimento do futebol no Brasil.

Durante a realização da disciplina serão abordados temas que perpassam por toda a história do futebol, desde seu surgimento, tratando sobre as primeiras manifestações. Logo em seguida, serão abordados temas como a competição entre nações, e os sentimentos nacionais em torno da bola.

Já voltado para o Brasil, a optativa deve tratar sobre futebol e política, e a criação da figura do herói e do vilão no futebol brasileiro. E para finalizar, também deve fazer parte do debate em sala de aula, a questão da mulher e do negro no universo do futebol, e também a questão da violência, abordando sobre o papel das torcidas.

A outra disciplina optativa é a História do Vestuário, ministrada pela professora Roselaine Casanova Corrêa, que será realizada durante as terças-feiras, nos dois últimos períodos da noite. As matrículas para o 1º semestre de 2019 podem ser feitas a partir do dia 10 de dezembro.

A disciplina vai abordar tópicos envolvendo a história social do uso das roupas. Também fazem parte do plano de ensino, assuntos como as vestimentas e os fatores políticos e religiosos, o renascimento das roupas, a revolução Industrial e a indústria das roupas, e a moda no século XX, que envolve o cinema, o rock, a política e o feminismo.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagem: Mark Braunstein / Fotógrafo