Disciplina optativa de Redação de Texto Acadêmico será ofertada em 2019 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/11/2018

Ao longo de toda preparação para a academia, o estudante estuda e se adequa para passar por uma prova de redação que exige conhecimento sobre o tema, e clareza, concordância, domínio da gramática e raciocínio rápido para organizar os parágrafos de argumentação em introdução, desenvolvimento e conclusão. Passada esta fase, já dentro da graduação, esse estudante se depara com uma outra modalidade: o texto acadêmico.

Pensando em sanar as dúvidas e auxiliar o aluno a desenvolver melhor a sua técnica, será ofertada no 1º semestre de 2019, a disciplina optativa de Redação de Texto Acadêmico, idealizada pelo Curso de Letras da UFN, coordenado pela professora Najara Ferrari Pinheiro. A disciplina será ofertada para todos os cursos de graduação e pós-graduação da IES.

Serão trabalhados, dentro da disciplina, conceitos de expressão e expressividade em língua portuguesa. Além das características e modalidades do texto escrito, com foco na produção de texto técnico.

Dentro dessa modalidade de texto, serão trabalhadas abordagens como: a escolha do periódico. Periódicos são geralmente muito específicos sobre sua área de competência. Então, por exemplo, é preciso avaliar qual revista aceita que tipo de artigo, já que algumas publicam apenas estudos de caso, enquanto outras, análises. É preciso verificar também sobre a abrangência dos temas por ela publicados, para garantir que sua tese não seja rejeitada.

Outros tópicos a serem abordados ao longo da disciplina são a formulação do título, a escolha da lista de palavras-chave, a construção do resumo e da introdução do trabalho, assim como a explicitação dos métodos utilizados para a pesquisa, e a organização dos resultados obtidos. A questão do tamanho e da qualidade do texto também serão vistas, tendo como objetivo fazer com que os alunos saiam da disciplina mais seguros de suas habilidades com a escrita.

As matrículas para o 1º semestre de 2019 têm início em 10 de dezembro.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo