Diretor criativo da Melissa debateu self-hacking e ikigai com alunos e docentes da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/06/2019

Durante os dias 4 e 5 de junho, foi realizado o IX Salão de Iniciação Científica, que tem como objetivo integrar, avaliar e divulgar a pesquisa científica, tecnológica e de extensão desenvolvidas na IES. A programação do evento promove um ambiente de discussão entre discentes e docentes, proporcionando a integração científica entre diferentes áreas do conhecimento. Para encerrar a primeira noite de atividades, esteve presente o diretor criativo da Melissa há mais de 30 anos, Edson Matsuo.

Matsuo, como ele mesmo se considera, é arquiteto, designer, ilustrador e curioso, um “Japúcho” que mistura as culturas japonesa e gaúcha, e um feliz “chineleiro”, já que trabalha na empresa calçadista Grendene Farroupilha desde 1984. O palestrante também se considera um ativista de design e é co-inspirador de marcas como Melissa, Ipanema, Zaxy, Cartago e Pega Forte.

A palestra teve como tema o “Design + Self - Hacking = Ikigai”, e contou com a presença da Vice-reitora da UFN, profa. Solange Binotto Fagan, e o Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, prof. Marcos Alexandre Alves, além de professores e alunos dos cursos de Design de Moda, Publicidade e Propaganda, Design, Arquitetura e Urbanismo e Jornalismo, que trabalham com conceitos como economia criativa e, também, apreciadores da marca Melissa.

“Esse nosso encontro aqui hoje é para ser extremamente desmotivador para quem está aqui em busca de respostas e fórmulas para se tornar um bom designer. Em contrapartida, ele será muito motivador para quem sair desse salão com muitas dúvidas e indagações”, afirmou Matsuo.

Com o auxílio de QR Codes espalhados pelo Salão de Atos do prédio 13, o palestrante pediu para que os presentes acessassem ao link e respondessem à questão: "qual o sentimento que os trago?" E como resposta, obteve palavras como: amor, vontade, felicidade e inspiração.

Ele explica que muitas vezes, ao palestrar para grandes públicos, não sabe como a plateia está se sentindo e isso pode interferir no diálogo entre ambos. Fazer essa pergunta é uma maneira de usar o self-hacking utilizando as emoções.

Não há uma tradução apropriada para o conceito da expressão “self-hacking”, mas Matsuo define a atitude como mergulhar no próprio interior em busca de tesouros perdidos ao longo da vida, resgatando talentos, aguçando o poder criativo, inspirando-se. Ele destaca e incentiva que as pequenas conquistas, por menores que sejam, devem ser sempre celebradas, pois, segundo ele, vive-se em um mundo de muita performance e insuficiência.

Outro conceito trazido por Matsuo foi o “Ikigai”, um conceito japonês, cujo significado é “a razão de ser” e trata de expectativas e realidades. Para compor o processo, é preciso responder a quatro questões: 1)O que amo fazer?, 2)O que sou bom em fazer?, 3)O que você pode ser pago por?, 4)O que faço que pode tornar o mundo melhor?.

Cada resposta, quando unidas lado-a-lado, se apresentam em conceitos como paixão, missão, vocação e profissão. Palavras estas que compõem o “Ikigai”. Segundo Matsuo, é aconselhado responder a esse questionário pelo menos uma vez por ano e atualizar as respostas à cada aniversário, para analisar o passar do tempo e as suas mudanças.

A palestra finalizou com o sorteio de um par de Melissa da coleção que celebra os 40 anos da marca, e após o evento, os presentes foram convidados a prestigiar o desfile de Lançamento da coleção comemorativa, no Shopping Praça Nova. Fizeram parte do desfile alguns acadêmicos dos cursos de Design de Moda e Publicidade e Propaganda.