Design realiza bate-papo com egressos e professores fundadores do curso Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/06/2019

O Curso de Design da Universidade Franciscana celebrou os 20 anos do curso por meio de um bate-papo com egressos e professores que auxiliaram na fundação do curso.

O evento contou com a presença da Reitora da UFN, Profa. Iraní Rupolo, da Pró-Reitora Acadêmica, Profa. Vanilde Bisognin, da coordenadora do curso de Design, Profa. Daniele Dickow Ellwanger, e da professora convidada Edir Lucia Bisognin.

O bate-papo iniciou com a entrega de uma placa comemorativa dos 20 anos do curso para a profa. Edir Lucia Bisognin, em agradecimento aos trabalhos realizados pela professora na criação e coordenação do curso. Edir relatou como foi o processo de surgimento do curso em 1999 e as formas que encontravam na época para incentivar os acadêmicos a serem criativos, inovadores e conectados com as tendências e necessidades do mercado e da sociedade.

A professora destacou que muitos egressos estão espalhados pelo Brasil, repassando os conhecimentos que aprenderam dentro da Universidade, tanto como docentes ou profissionais da área, trabalhando em grandes empresas, ou com seu próprio negócio.

“O curso formou ao longo desses 20 anos muitos profissionais que estão inseridos no mercado de trabalho. Pessoas competentes, responsáveis e com ideias inovadoras para o crescimento da profissão”, afirmou.

A Reitora da UFN destacou em suas palavras a importância de recuperar a história, de valorizar as pessoas e de querer o bem. Mencionou a trajetória do curso, que foi bem crítica na escolha, pois na época ainda não existia um curso de Design na cidade, para desenvolvimentos de produtos, tanto físicos como gráficos.

“Ser designer não é uma profissão qualquer. Ela é muito complexa, possibilita uma formação geral na área de projetos de produtos e gráficos, que engloba joias, acessórios, mobiliaria, equipamentos, embalagens e entre outros”, ressaltou a reitora.

O bate-papo contou com a presença de 18 egressos do curso, que relataram um pouco da sua trajetória acadêmica e profissional para os presentes.

Para a Profa. Daniele, coordenadora do curso, o evento foi muito satisfatório, pois trouxe para os atuais alunos toda a trajetória do curso até os dias de hoje. E, segundo ela, resgatou para dentro da universidade os alunos egressos para conversarem sobre suas vidas após a graduação e motivar os alunos que estão no curso.

Além do bate papo, o curso fez o lançamento da XVIII Jornada do Design, que ocorrerá no mês de outubro.

Texto e imagens: Giulimar Machado / Estagiário Assecom UFN