Design cria protótipo de triturador de vidro para ser utilizado pela ASMAR Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/12/2018

Acadêmicos do Curso de Design da Universidade Franciscana apresentaram na manhã de sexta-feira, 30 de novembro, os resultados da disciplina de Projeto Integrado I, que tem como objetivo utilizar o design para a solução de problemas. Quatro alunos apresentaram a carcaça de um triturador de vidro, para ser utilizado pela Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis - ASMAR.

A disciplina de Projeto Integrado I é uma iniciativa da professora e coordenadora do curso, Daniele Dickow Ellwanger, e da professora Salete Mafalda Oliveira Marchi, e é oferecida para o 4º semestre do curso de Design. Apesar do nome, a disciplina não implica na integração com outros cursos, mas propõe aliar os conhecimentos das áreas de conhecimento do Design de Produto e do Design Gráfico, para a produção de intervenções de caráter extensionistas.

A proposta da disciplina é identificar um problema da sociedade, e produzir um produto que possa ser utilizado como solução ou uma alternativa para amenizar a situação. O grupo em questão, formado por Tatiéle Papalia, Yuri Kauê, Francisca Addor e Luana Maciel, escolheram a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (ASMAR), para realizar uma pesquisa de mercado e, com base nos resultados, construíram ao longo do semestre a carcaça de um triturador de vidro, para ser utilizado pela associação durante a reciclagem de materiais.

Ainda durante a pesquisa de mercado realizada com a coordenadora da ASMAR, Margarete Vidal, ela destacou que as atividades desenvolvidas pela associação não eram reconhecidas pela sociedade.

E para solucionar esse problema, o grupo entrou em contato com a Agência Experimental de Propaganda do curso de Publicidade e Propaganda da UFN, a GEMA, para organizar uma campanha com o objetivo de dar mais visibilidade e reconhecimento ao trabalho feito pela associação.

Daniele revela que durante o semestre foi desenvolvido apenas a carcaça do produto, e que o projeto deve ser retomado no próximo ano, para o estudo e construção do motor e engrenagens do triturador. A professora também destaca que em função da parceria com a GEMA, a equipe conseguiu espaço em um outdoor da cidade, visando dar mais visibilidade à ASMAR.

Para Daniele, a proposta da disciplina se apresenta como um diferencial para o curso, pois ela aproxima os alunos dos problemas da sociedade.

“A ideia é identificar um problema real, e fazer com que os alunos se envolvam com ele, identificando suas necessidades, e possíveis alternativas para a solução. Eu acredito que é durante essas intervenções que a sociedade em geral entende o papel e a importância do profissional do design”, observa a docente.

Participaram da apresentação dos projetos, o Pró-reitor de Pesquisa e Relações Comunitárias, Marcos Alexandre Alves, e o gestor do Ambiente de Inovação da UFN, Matheus Camargo, que são apoiadores da iniciativa. O objetivo da disciplina no próximo ano é realizar a parte mecânica do produto, para que ele funcione e possa ser utilizado.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagens: divulgação