Desempenho dos cursos expressa a inovação pedagógica da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/10/2018

Em 2017 foram avaliados 15 cursos de Graduação da Universidade Franciscana, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Enade. São eles, os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Filosofia, Física Médica, Geografia (não ofertada mais), História, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Sistema de Informação.

A nota do Enade, mais o valor agregado do processo do aluno, o qual indica, que por meio das metodologias de ensino, da qualidade do corpo docente e da infraestrutura, o acadêmico evoluiu em nível de conhecimento humano e profissional, formam o Conceito Preliminar de Curso, que é divulgado ano seguinte a prova do Enade.

Nesse ponto em específico, chamado de Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, IDD, é que a UFN teve o maior destaque. Praticamente em todos os cursos, o comparativo da nota do Enade (feito ao fim do curso), em relação ao IDD, que avalia como o aluno entrou na universidade e como ele se formou, em nível de conhecimento, foram destaque.

A Pró-reitora Acadêmica, Vanilde Bisognin, atribui a evolução das notas, ao extenso trabalho desenvolvido diante das inovações pedagógicas e curriculares que a universidade vem incorporando, em suas metodologias de ensino. “Nossa educação busca transformar o aluno diante de suas necessidades e motivações acadêmicas. Temos um excelente corpo docente capaz de renovar as aulas conforme o nivelamento das turmas”, ressaltou a Bisognin, dando destaque ao desempenho dos cursos de licenciatura, que mesmo diante da pouca valorização social, a qualidade do profissional formado na UFN é diferenciada.

Texto: Carlos Spall - Jornalista

O Curso de Graduação em Filosofia da UFN teve nota máxima no IDD. Conforme o coordenador, Márcio Cenci, essa nota os deixa feliz, porque demostra o engajamento de professores e alunos diante de um pensamento didático que prioriza o desenvolvimento do aluno.

“Criamos modelos de competências a serem desenvolvidos, como habilidades lógicas, discursivas, de espírito crítico de avaliação e posicionamento teórico, em que todos os alunos chegam ao fim do curso com o mesmo nível de excelência em formação filosófica humanística”, enfatiza.

Já o coordenador do Curso de Ciências da Computação, explica que o apoio do grupo docente vem fazendo a diferença. “Estamos unidos para fazer com que o aluno aprenda a aprender. Atacamos a deficiência de cada um, indicado o método transformador conforme sua necessidade. Diferente do ensino de massa, nosso atendimento ao aluno é exclusivo, por isso mais proveitoso”, considera.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018 irá avaliar sete cursos de graduação do Universidade Franciscana. Deverão prestar a prova os alunos concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Design de Moda, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia e Serviço Social. A prova será aplicada em 25 de novembro.

Confira as notas de 2017