Delegação da UFN realiza intercâmbio em Vancouver, no Canadá Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/01/2019

Uma delegação da Universidade Franciscana embarcou nesta sexta feira, 11 de janeiro, para um intercâmbio de 4 semanas em Vancouver, no Canadá. O grupo é composto por 27 membros, e conta com professores, técnico-administrativos, alunos e egressos da IES.

Durante a viagem, os intercambistas irão estudar Inglês na Escola Languages Across Borders de Vancouver e, além de estudar a língua inglesa, também viverão a experiência da imersão linguística e cultural, já que suas acomodações serão em uma home stay. O grupo foi dividido individualmente, e em duplas, e serão abrigados por famílias nativas durante esse período.

Este intercâmbio faz parte do Programa de Intercâmbio Linguístico-Cultural, promovido pela Assessoria de Cooperação Interinstitucional da Universidade Franciscana. Neste programa, abre-se um edital anual, que costuma ser publicado no mês de outubro, onde são disponibilizadas entre 25 e 30 vagas para intercâmbio. Como não se trata de uma seleção, a vaga se confirma mediante o pagamento do valor correspondente a taxa de matrícula.

O programa foi desenvolvido com a intensão de promover a capacitação da comunidade acadêmica para a questão da língua inglesa, ao mesmo tempo que oferece uma experiência cultural diferenciada, com a vivência do intercâmbio.

Isso só é possível devido a parceria da Assessoria de Cooperação Interinstitucional com a Egali Intercâmbios, uma empresa prestadora de serviços, responsável por todos os detalhes do processo, como a aplicação do visto. Essa parceria resulta em condições especiais de pagamento para os participantes.

A escolha de Vancouver como destino de viagem se deu em razão do custo/benefício, pois a qualidade, boa estrutura e escolas de inglês com nível premium são as exigências para os intercâmbios oferecidos pela Assessoria.

Na chegada, os integrantes passaram por um teste de nivelamento, para serem designados às turmas correspondentes ao seu domínio da língua, e serão colegas de outros estudantes internacionais. Após o horário das aulas, a delegação tem o resto do dia livre para conhecer mais a cidade. Durante o intercâmbio o grupo também realizará uma viagem à passeio para a cidade de Whistler, famosa por suas estações de esqui.

A Assessoria de Cooperação Interinstitucional da UFN é responsável pela captação dos contatos, estruturação e divulgação do programa de intercâmbio. Assim que um grupo se forma, são realizadas uma série de capacitações, como a reunião pré-embarque, realizada no final de dezembro de 2018, onde foram dadas todas as instruções necessárias sobre o que fazer antes da viagem, além do que é permitido ou não levar nas malas.

A Assessoria também está disponível para auxiliar no esclarecimento de dúvidas e orientações dos intercambistas, como o processo necessário para adquirir o passaporte, o que fazer no aeroporto, e em relação a preparação dos formulários que devem ser preenchidos na imigração. O professor Rodrigo Jappe está representando a Assessoria na viagem para Vancouver.

O Programa de Intercâmbio Linguístico-Cultural lança editais anualmente e recebe inscrições na Egali Intercâmbio. A próxima edição do programa será em janeiro de 2020, com destino à cidade de Dublin, na Irlanda.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagens: divulgação