Curta-metragem da UFN é o grande vencedor do 14º Santa Maria Vídeo e Cinema Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/09/2021

Quatro produtos audiovisuais vinculados à Universidade Franciscana (UFN) foram vencedores no 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), considerado um dos eventos cinematográficos mais tradicionais do Brasil. O festival premiou entre os vencedores, no dia 18, de maneira remota, as obras ‘Beira Mar’, ‘Um Oito Sete’, da Especialização em Cinema da UFN e ‘A Visita’, do curso de Jornalismo da instituição.

Com direção de Pedro Pellegrini, que assina o roteiro junto de Denys Schimitt, o curta ‘Beira Mar’ recebeu além da Menção Honrosa, o Troféu Vento Norte em sete categorias no Prêmio do Júri: Melhor Atriz; Melhor Curta da Mostra Simprosm de Santa Maria e Região Pelo Voto do Júri Popular; Melhor Desenho de Som; Melhor Direção; Melhor Direção de Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Roteiro.

Pelegrini conta que a ideia de roteiro surgiu em 2018, em uma das disciplinas da Especialização em Cinema, momento em que veio a optar pela temática do produto: “A escolha do tema surgiu da vontade pessoal de falar sobre depressão e suicídio, tendo como objetivo a tentativa de materialização da psique da personagem que passa pela situação”. Segundo o diretor, a montagem do curta nasceu de algumas influências particulares, como o livro ‘Os Fantasmas De Scrooge’ (Charles Dickensen) e autores como Beckett (Esperando Godot).

“Para transformar o roteiro em filme, em 2019, reuni alguns colegas dispostos a trabalhar em conjunto em uma produção como trabalho final. O primeiro a entrar no projeto foi Denys Schimitt, que foi produtor e co-roteirista. Ambos fomos orientados pelo diretor e roteirista Hique Montanari, que revisou o roteiro, ajudou nas decisões criativas de direção e nos processos de desenvolvimento do material”, acrescentou Pellegrini.

O acadêmico e diretor premiado no SMVC salienta também a influência das aulas da Especialização, como precursora para a construção do curta. Ele menciona os ensinamentos cinematográficos lecionados pelos docentes, como decisivos na busca por informações, assim como nas noções mediante todas as áreas abordadas no currículo. Pellegrini enfatiza a colaboração entre estudantes e técnicos, como decisiva na apresentação do produto final: “O cinema possui dentro de cada área, uma arte colaborativa. Para se obter êxito em um projeto, é necessário se juntar a pessoas competentes que tenham a mesma paixão pela produção cinematográfica. O curta não seria possível sem toda a nossa equipe, assim como sem os profissionais técnicos e os apoiadores culturais que o tornaram viável”.

A professora e coordenadora da Especialização em Cinema da UFN, Angélica Pereira, destaca para além do esforço dos estudantes, a qualidade do corpo docente como protagonista frente aos resultados finais: “Ficamos felizes com esse reconhecimento em um dos principais eventos da região. Reunimos professores pesquisadores focados no cinema, que atuam diretamente com o audiovisual. São grandes mestres que inspiram os alunos”.

Ela frisa também, o importante papel da estrutura dos ambientes universitários e técnicos auxiliares no processo de construção dos curtas: “O suporte estrutural dos laboratórios e dos profissionais técnicos foi fundamental para que tudo tenha resultado na coroação dos nossos produtos audiovisuais. Fico orgulhosa e honrada como coordenadora”.

O curta-metragem ‘Quando Te Avisto’, produzido pela TV Ovo, com direção da jornalista e professora de Jornalismo e Especialização em Cinema da UFN, Neli Mombelli, também ganhou destaque, ao classificar-se nas mostras local e nacional. Congratulada nas categorias de ‘Melhor Curta da Mostra Simprosm de Santa Maria e Região’ e na de ‘Melhor Trilha Sonora Original’, a obra já foi selecionada em 13 festivais.

Além do ‘Beira-Mar’, as outras obras de acadêmicos da Universidade foram premiadas: ‘Um Oito Sete’, (Menção Honrosa e Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos); ‘A Visita’ (Melhor Direção de Arte).

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Foto: Reprodução/SMVC