Cursos presenciais têm atividades virtuais pelo Sistema Moodle Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/04/2020

*atualizada em 23 de março, às 8h26*

A Universidade Franciscana, atenta às recomendações do Ministério da Saúde e demais autoridades sobre o COVID-19, decidiu pela interrupção dos encontros presenciais até o dia 31 de março.

A recomendação do MEC é que as aulas presenciais sejam substituídas por atividades virtuais, conforme Portaria Nº 343 do Diário Oficial da União, publicada em 17 de março de 2020.

Na continuidade do calendário acadêmico, a UFN disponibiliza aos seus estudantes a partir desta quinta-feira, dia 19 de março, aulas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Sistema Moodle), em substituição às atividades teóricas presenciais.

O estudante deverá estar atento para cumprir suas atividades no ambiente virtual durante este período. Em caso de dúvidas, o acadêmico deve entrar em contato com seus professores e coordenador de curso.

Veja o comunicado oficial da Reitoria da UFN quanto a suspensão das aulas presenciais.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

O Ambiente Moodle é a sala de aula virtual oficial da UFN e está integrado ao sistema acadêmico. Desta forma, todos os alunos matriculados na disciplina, também estão inseridos no Moodle e podem localizar facilmente a disciplina, ao entrar no Agenda. Além disso, os professores estarão online no Moodle nos horários das aulas, verificando se há solicitações ou dúvidas dos estudantes.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem está disponível para os estudantes com atividades a serem realizadas. A UFN Digital separou algumas dicas para ajudar os estudantes nesse processo:

1) Mantenha contato com o seu professor ou coordenador de curso para ser atualizado sobre as atividades de aula;
2) Foi recomendado a todos os professores que utilizem o Moodle para o encontro virtual com os estudantes.
3) Caso você tenha dificuldade com o sistema, acesse o tutorial clicando aqui.
4) As aulas presenciais são de segunda à sexta-feira. Deste modo, é indicado que os alunos frequentem com a mesma seriedade do presencial as aulas EaD, acessando o Moodle todos os dias.
5) É imprescindível que os estudantes cumpram com os prazos e encaminhem as atividades definidas pelos professores à cada aula. Somente assim, será comprovada a frequência do aluno na respectiva disciplina.
6)Em caso de dificuldades sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem, o aluno deve entrar em contato com seu professor ou coordenação de curso, relatando o problema. A UFN Digital estará à disposição dos docentes da IES, a fim de ajudá-los com qualquer problema.

Lembrando que, cada professor tem a sua metodologia e proposta de atividades, então, o estudante deve estar em contato com os respectivos professores responsáveis pelas disciplinas em que estão matriculados.

Conheça o aplicativo do Moodle.

Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu

De acordo com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade, os cursos Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado, estarão, assim como os cursos de Graduação, com suas atividades acadêmicas de forma virtual pelo Moodle.

As defesas de dissertações e teses com datas já agendadas para o mês de março estarão mantidas. Nesses casos uma parte de professores que compõem a banca terão participação mediante parecer prévio e/ou por meio virtual.

Atividades experimentais e pesquisas estão suspensas e futuros agendamentos serão avaliados pela comissão do laboratório em questão. Pesquisas em andamento e novos projetos de pesquisa serão avaliados.

Em relação aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Especializações e MBA as aulas presenciais estão suspensas (período de 17 a 31 de março de 2020), sendo que os coordenadores dos cursos farão devidos ajustes no cronograma das aulas bem como encaminhamentos de atividades a distância.

Os cursos de Residências seguirão normalmente, e estão sujeitas ao regramento do setor concedente, ou seja, do local onde o residente está atuando.

Demais atividades extras e eventos que aconteceriam na Universidade Franciscana estão suspensos.

Dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail secprpgpe@ufn.edu.br

Veja os tutoriais para uso do Moodle que preparamos para você!

1. Como acessar o Moodle?
2. Como responder tarefas?
3. Como responder questionários?
4. Como participar de fóruns?
5. Como visualizar as notas?
6. Como usar o aplicativo do Moodle?

Lembre-se: A frequência será registrada a partir da entrega das atividades propostas pelos professores. Se houver dúvidas, contate o professor da disciplina ou a coordenação de seu curso.