Cursos de Licenciatura ofertam bolsas de estudo ao aluno desde o primeiro semestre Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/05/2020

O acadêmico que escolher seguir a profissão docente tem mais um motivo para se orgulhar. Desde o primeiro semestre do curso, ele poderá atuar na prática de sala de aula, compartilhando experiências e realidades, ensinando e aprendendo com alunos da rede pública de ensino, tendo sua autonomia básica financeira garantida por um programa de estágio.

É interessante ressaltar que Universidade Franciscana tem ampla história com a formação de professores, projetando educadores e líderes os quais vem redefinindo para melhor o futuro da educação, no dia a dia. Na UFN são ofertados cursos de graduação em História, Pedagogia, Pedagogia Ead, Filosofia, Letras e Matemática.

Mas a notícia que os estudantes e professores podem comemorar é a garantia de mais 72 novas vagas de bolsa para o Programa de Iniciação à Docência, Pibid, e 48 vagas para Residência Pedagógica. O Pibid oferece bolsas de R$ 400 já a partir do primeiro semestre do curso, projetando a aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica.

Já a Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores, tendo por objetivo induzir ao aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, a partir da segunda metade do curso.

5 MOTIVOS PARA FAZER LICENCIATURA

A coordenadora do Pibid, professora Manuela Bisognin, explica que provavelmente a partir do dia primeiro de junho as escolas do município poderão cadastrar interesse para receber os acadêmicos. A partir desse ponto, é feita seleção de professores e alunos ainda no mês de junho, com início prático das atividades para o mês julho.

“O sucesso do Pibid se dá pelo trabalho interdisciplinar e de inovação pedagógica. O acadêmico vai até escola e os professores titulares se capacitam na Universidade. É uma cooperação constante, que se retroalimenta pela força do trabalho e os vínculos sócio afetivos que se formam entre as pessoas e instituições”, ressaltou Bisognin.

A Universidade Franciscana atua com alunos em 20 escolas de Santa Maria e região centro do Estado, correspondentes a 8º Coordenadoria de Educação. Para o coordenador das Residências Pedagógicas, professor Márcio Cenci, essa formação prática é um diferencial pedagógico e humano para os alunos da UFN.

“Nosso acadêmico entende como funciona toda dinâmica da escola, de gestão de sala de aula, administrativa, resolução de conflitos, respeito às diversidades e inovações reais no ensino”, enfatizou Cenci, dando conta da qualidade dos Cursos de Licenciatura UFN.

Texto: Carlos Spall - Jornalista
Foto: Mark Braunstein - Arquivo UFN