Cursos de Comunicação recordam 20 anos de história por meio de fotografias Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/08/2023

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN) comemoram em 2023 seus 20 anos de criação. Ao longo da próxima semana serão realizadas ações alusivas a este momento, reunindo a memória fotográfica que contará como foi dada a construção destas duas faculdades e suas jornadas ao longo do tempo na UFN. Na programação estão marcadas duas exposições e um bate-papo com egressos para recordar e debater as experiências vivenciadas dentro do Prédio 14 da UFN.

EXPOSIÇÃO - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

A partir desta segunda-feira (20), o Conjunto III da UFN será palco da exposição anual alusiva ao Dia Mundial da Fotografia. Os trabalhos expostos são desenvolvidos ao longo das disciplinas de Fotografia Publicitária, Fotografia Digital, Fotografia e Fotografia Básica. O momento conta com retratos tirados por diversos cursos da Universidade. Normalmente a mostra é feita no Hall do Prédio 15 mas, este ano, diversos pontos do Conjunto III serão agraciados com esta ação.

A data é celebrada há 183 anos em 19 de agosto, homenageia a criação do daguerreótipo, antecessor das câmeras fotográficas, sendo o dia em que a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção.

RETRATOS E HISTÓRIAS

A Sala de Exposições Angelita Stefani (IMAS), recebe a partir do dia 23 de agosto (quarta-feira), às 17h30min, a exposição ‘Retratos e Histórias: 20 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda em fotografias’. No intuito de recordar a trajetória de pessoas que passaram ou estão passando por estas graduações, tudo isto por meio de retratos, mostrando suas participações nesta construção.

Todo este momento foi preparado e registrado pela professora Laura Fabrício, que atua na Instituição desde 2003. Ela é criadora e responsável pelo Laboratório de Fotografia e Memória (LabFem), que conta com a participação de acadêmicos monitores e voluntários.

ENCONTRO COM EGRESSOS DE JORNALISMO

O curso de Jornalismo promove, na quarta-feira (23), o 4º encontro com egressos, atividade também faz parte das comemorações de seu aniversário. Com a temática geral ‘Jornalismo UFN: há 20 anos em pauta’, os jornalistas convidados Ariéli Ziegler (Prefeitura de Santa Maria), Eduardo Ramos (Grupo Diário) e os freelancers Gabriel Haesbaert e Pedro Piegas trabalham como fotógrafos jornalísticos e irão compartilhar suas vivências na profissão para os atuais acadêmicos.

A atividade irá ocorrer às 20h, no 6º Andar do Prédio 14 – Conjunto III da Universidade com o tema da conversa direcionada às experiências com fotografia no campo da comunicação e do Jornalismo.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo