Cursos de Comunicação integram matrizes curriculares Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/09/2018

Os Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda passam a ter, a partir de 2019, 50% de sua matriz curricular integrada. Essa mudança busca o aprimoramento da extensão e da pesquisa na instituição.
A primeira mudança a ser destacada é a troca do turno do Curso de Jornalismo, ofertado agora pela manhã.

A coordenadora do Curso, Sione Gomes, explica que o objetivo é a integração pedagógica dos cursos. “Na disciplina de Comunicação Comunitária percebemos que a ação dos alunos em conjunto amplia as intervenções na comunidade. Os acadêmicos agora vão observar suas atuações de forma interdisciplinar”.

Já a disciplina de Comunicação Comunitária vai funcionar também como um eixo para as atividades extensionistas, visando propor alternativas de comunicação intervencionistas para com os objetivos de estudo. Ela vai se ligar ao Empreendedorismo em Comunicação, e juntas, visam construir projetos que beneficiem as comunidades da cidade.

O Curso de Jornalismo passou ainda por significativa reformulação pedagógica, ao ponto de indicar uma mudança conceitual no trabalho dos profissionais de comunicação. “Abandonamos aquela ideia de jornalismo fragmentado, e adotamos a prática de ensino de jornalismo integrado, baseando-se na essência da profissão como parâmetro para pensar a nova matriz”.

Até então, os semestres eram segmentados por mídias, o aluno tinha logo no primeiro semestre a disciplina de Oficina de Mídias, onde tinha um breve contato com o radiojornalismo, a fotografia, o audiovisual e o jornalismo impresso. Essa organização foi quebrada, visando uma concepção que pretende trabalhar os conceitos básicos da profissão como um todo, desde o primeiro semestre.

Essas mudanças foram pensadas com a intenção de que, ao aluno chegar no sexto semestre, ele já esteja familiarizado não só com a parte teórica da profissão, mas também com a prática, para que ele possa aplicar seus conhecimentos em projetos experimentais, estágios, e por fim, no trabalho final de graduação.

Integração Curricular

A integração dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda vai partilhar disciplinas que antes eram específicas de cada área, a Publicidade e Propaganda passa a ofertar a disciplina de Edição Audiovisual, que antes era apenas do Curso de Jornalismo, que agora passa a ter também a disciplina de Criatividade. Ambas as disciplinas trabalham aspectos importantes para as profissões.

Segundo a coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, Sibila Rocha, essa união busca aproximar os cursos da contemporaneidade do cenário atual, onde a informação tem encontrado novas formas de se refazer todos os dias, “São conteúdos integradores que perpassam os cursos. Nessas disciplinas temos práticas compartilhadas, proporcionando uma visão mais ampla da comunicação”.

A professora Sibila revela que essas disciplinas integradas trabalham no trânsito da área da comunicação de maneira ampla. “Esse gancho é importante para dar conta da complexidade nas mudanças que estão sendo feitas nas tecnologias e lógicas midiáticas”, complementa.
Outra novidade que essa integração oferece é a facilidade de uma dupla graduação, já que 50% da matriz dos cursos são idênticas. Assim, o aluno pode complementar sua profissionalização, em dois anos.

Entre as novidades, as coordenadoras ressaltam as disciplinas de Assessoria Integrada de Comunicação, que vai contemplar a Assessoria de Imprensa e os dois módulos de Planejamento e Gestão da Comunicação, ambas voltadas a aplicação de projetos próximos ao cotidiano da comunidade.

Sibila, da Publicidade, considera essas disciplinas integradoras emblemáticas. “Os conteúdos trabalhados nessas disciplinas traduzem a visão do que a comunicação representa, e se locomove pelo engendramento da Publicidade e do Jornalismo, eles não sobrevivem sozinhos”.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária de Jornalismo
Fotografia: