Cursos da UFN realizam atividade preventiva à violência de gênero em escolas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/12/2019

Acadêmicos do 5º semestre do curso de Medicina e alunos do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da Universidade Franciscana - UFN, promoveram uma festa de Halloween com estudantes do ensino médio da Escola Cícero Barreto. O objetivo do encontro, que ocorreu no dia 31 de outubro de 2019, foi discutir, de forma lúdica, sobre as questões que envolvem violência de gênero.

De acordo com os envolvidos, os dados indicam que a violência contra a mulher permanece como a mais cruel e evidente manifestação da desigualdade de gênero no Brasil. Depoimentos de alunas da escola evidenciaram o quanto a violência contra as mulheres ainda é naturalizada em todos os espaços da nossa sociedade.

A partir dos relatos e vivências, discutiu-se sobre a Lei Maria da Penha, locais onde é possível buscar socorro nos casos em que forem identificadas situações de violência, seja ela física, moral ou psicológica. Ao mesmo tempo, fortaleceu-se que os serviços de saúde podem ser locais de escuta, acolhimento, atendimento e encaminhamentos dos casos de violência.

Profissionais de saúde que cursam o Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil participaram da atividade, trazendo sua experiência de atendimento na prevenção da violência contra a mulher bem como relatando casos e possíveis encaminhamentos.

Trata-se de projeto amplo desenvolvido em parceria com a escola para alertar sobre os riscos de gravidez indesejada e Infecções Sexualmente Transmissíveis bem como violência de gênero. Os encontros ocorrem nas manhãs das quintas-feiras e diversas escolas já participaram de ações previstas no planejamento.