Cursos da UFN realizam atividade para debater o racismo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/05/2019

Os cursos de Licenciatura da Universidade Franciscana, em conjunto com o Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da IES realizam a palestra 'Sobre poder, liberdade e escravidão: reflexões a partir da escolástica latino-americana'. A atividade é aberta para acadêmicos, professores e funcionários da UFN e demais interessados no tema.

O assunto discutido contempla um ciclo de atividades sobre Educação e Diversidade, que neste ano vai debater sobre o racismo na América Latina, a partir de textos produzidos sobre o tema da liberdade e da escravidão. Esse momento foi pensando justamente para oferecer à comunidade acadêmica, a oportunidade de refletir sobre o assunto. 

O responsável pelo bate-papo será o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Roberto Hofmeister Pich. Além da palestra, serão realizados minicursos para aprofundar a pesquisa e discussão sobre o assunto. O intuito é discutir temas como relações de poder, liberdade e as práticas da escravidão, a partir da perspectiva dos textos filosóficos, teológicos e jurídicos, produzidos na América Colonial. 

Um dos organizadores da atividade e coordenador do curso de Filosofia da UFN, Márcio Cenci explica que o racismo é um produto social ligado a escravidão de negros africanos nas Américas. Além disso ele destacou que trazer o assunto para dentro da universidade é interessante, pois faz com que os acadêmicos reflitam e analisem as situações vividas na época da escravidão e de momentos dos dias de hoje. 

“A atividade é importante para reconhecer os argumentos que sustentam as posições pró-escravidão e abolicionistas. Além disso, é importante abrirmos espaços para esses debates dentro da Universidade, pois muito além da instituição oferecer a formação técnica, ela proporciona aos alunos a formação humana e cidadã”, explicou o docente.


As atividades começam no dia 30 de maio com a palestra, que será realizada às 18h45min, na Sala de Convenções do Prédio 13, Conjunto III. Já o minicurso ocorre no dia 31 de maio, em dois horários: um no período da tarde, das 14h às 17h30, e a noite, das 18h25  às 22h. Ambos os mini-cursos ocorrem na Sala 209, Prédio 1, Conjunto I da UFN. 


Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação