Cursos da UFN realizam ações para celebrar o Dia das Crianças Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/10/2019

Texto: Flora Quinhones / Estagiária Jornalismo
Imagens: divulgação / Terapia Ocupacional

Os cursos da Universidade Franciscana realizaram ações para celebrar o Dia das Crianças. Entre elas, ações beneficentes e festinhas atenderam à três locais diferentes. Para ajudar as crianças carentes de Santa Maria e Região, os cursos de Direito, Biomedicina e Terapia Ocupacional promovem arrecadação de doações e momentos de descontração.

A festa de Dia das Crianças foi realizada em Silveira Martins, pela Terapia Ocupacional. "Muitas brincadeiras, risadas, danças, cachorro-quente e doces. Todos transbordavam de alegria”, relata a professora Cristina Wagner, que acompanhou o grupo.

A ação que ocorreu no dia 08 de outubro e reuniu alunos e estagiários sob orientação de professores. De acordo com Cristina, o objetivo foi celebrar a integração da comunidade com serviços de saúde e ensino por meio da Universidade. O evento que reuniu cerca de 60 crianças, teve a mobilização da comunidade através das usuárias frequentadoras do grupo Fênix e a parceria da Secretária Municipal de Saúde.

Já o Laboratório Escola de Análises Clínicas (Leac), do curso de Biomedicina, organizou uma arrecadação de donativos. De acordo com o professor Huander Andreolla, a ideia surgiu a partir de uma conversa entre os alunos. O objetivo é arrecadar brinquedos, doces e materiais escolares para a Creche Ida Berteotti, localizada no Bairro Salgado Filho, em Santa Maria.

Para quem quiser contribuir, a arrecadação se estende até o dia 30 de outubro e tem dois pontos de coleta disponíveis: um no Hall de entrada do Prédio 1 e outro no Hall do Prédio 16, localizado do conjunto I e III da UFN, respectivamente. Além disso, o Laboratório está elaborando uma ação de educação em saúde para a entrega do material no local.

Além desta, o Diretório Acadêmico de Direito da UFN (Dadu) promoveu uma arrecadação de Leite. Os itens doados foram entregues no dia 14 de outubro no Centro Comunitário Estação dos Ventos, localizado no Bairro João Goulart.

A doação foi pensada a partir da necessidade, já que o local atende 57 crianças com idade entre 3 e 10 anos. De acordo com Maria Eduarda, responsável pela organização da ação, o Dadu sempre faz doações em datas como essa, mas esse ano, eles queriam fazer algo mais expressivo, escolhendo algo que não fossem brinquedos.