Cursos da UFN promovem painel no Mercado da Vila Belga Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/11/2019

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e História da Universidade Franciscana, realizaram no dia 19 de novembro, na disciplina extensionista de Seminário Integrador IV, por meio do Sub-projeto UniverCidade Educadora UFN o painel "Leituras e Escritas da Cidade - Diálogos no Território", que aconteceu no Mercado da Vila Belga.

Na oportunidade foram apresentadas pesquisas sobre "Patrimônio Ferroviário: intervenção em pré-existências (2013-2019)", pelas professoras Clarissa de Oliveira Pereira e Anelis Rolão Flores, da Arquitetura e Urbanismo, e a "Formação do Município de Santa Maria: indígenas, missioneiros e imigrantes", pelos acadêmicos Paulo Saldanha, André Fagundes e Rodrigo Souto, do curso de História, sob orientação da professora Roselâine Casanova Corrêa.

O evento, organizado pelo professor Márcio Tascheto, da História, faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas na disciplina, que têm como objetivo a curricularização da extensão e a territorialização da universidade.

Com o foco no protagonismo dos estudantes, o sub-projeto UniverCidade Educadora UFN ainda prevê uma agenda de intervenções junto aos moradores da Vila Belga (Biblioteca de Babelga), ocupações culturais do espaço da Gare (Estação da Aprendizagem), além de ter realizado uma trilha pedagógica na Avenida Rio Branco (Conversa de Rua).