Cursos da UFN discutem o epistemicídio de intelectuais negros (as) na academia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/11/2019

Os Cursos de Licenciatura e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) da Universidade Franciscana promoveram, no dia 20 de novembro, um painel alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Com o título “O epistemicídio de intelectuais negras e negros na academia", os participantes da atividade abordaram temas como:
- "O apagamento da intelectualidade negra nos cânones acadêmicos", apresentado por Andressa Mourão Duarte;
- "De Enedina Alves à Shuri: como Mulheres Negras das Ciências têm sido (não) representadas na história, na academia e no cinema", proferida pela professora Marta Regina dos Santos Nunes;
- "Por que pesquisar feminilidades negras na universidade? Questão de lugar de fala", ministrado pela professora Louise da Silveira.

A atividade foi organizada para marcar a data 20 de novembro, escolhida pelo antigo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, atual Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra. A data busca valorizar a história e a cultura da população negra.

Imagens: Divulgação / História UFN