Cursos da área da saúde realizam exposição de trabalhos acadêmicos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/12/2018

Os Cursos de Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia da Universidade Franciscana realizaram na última sexta-feira, 30 de novembro, uma feira de exposição dos trabalhos feitos pelos alunos da disciplina de Ações Interdisciplinares em Saúde, do 1º semestre dos três cursos da área da saúde.

A exposição teve como objetivo evidenciar os trabalhos feitos pelos alunos, além de explicar o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das unidades de atendimento por meio de reproduções em maquetes e dinâmicas lúdicas, como jogos de tabuleiro e quizzes.

Para realizar a atividade, os alunos foram divididos em grupos interdisciplinares e, a partir de visitas feitas nas UBSs de Santa Maria e do conteúdo estudado durante o semestre na disciplina, desenvolveram seus trabalhos através da percepção adquirida nas visitas e do conteúdo aprendido.

Liliane Pereira, docente de Enfermagem, destaca que a atividade é uma forma de provocar aos alunos a compreensão pelos conteúdos vistos em sala de aula.

“É interessante saber e ressaltar que são trabalhos que agregam ações multidisciplinaridades, e são uma forma de introduzir ações de extensão ao cotidiano do aluno”, explica.

Entre os trabalhos apresentados, destaca-se o dos acadêmicos Lucas Lopes, Gabriel Netto, Lorena Alves, Carolina De Gregori e Danieli Kunz, que tem como proposta um jogo de tabuleiro. Segundo o acadêmico Lucas Lopes, o jogo busca ensinar a comunidade de forma lúdica sobre o conceito das redes de atendimento e como funciona a atenção em saúde.

Outro jogo que também teve destaque foi o dos acadêmicos Marina Roche, Camila Cioquetta, Luiza Moura, Natalia Zanini, Matheus Alves, Danieli Peretti e Enoris Gomes. Eles desenvolveram um jogo de Tarot, onde cada carta retirada trazia uma informação diferente sobre o funcionamento das UBSs.

A atividade foi realizada sob orientação das docentes Liliane Pereira, Louise Quatrin, Leticia Frigo, Aline Batista, Bibiana Antunes e Lenise Seerig, no Hall do Prédio 15, Conjunto III da UFN.

Texto e Fotos: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo