Curso de Terapia Ocupacional realiza viagem de estudos em Porto Alegre Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/12/2018

Acadêmicos do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Franciscana participaram de uma viagem de estudos na cidade de Porto Alegre para visitar os diferentes espaços de atuação do terapeuta ocupacional. O passeio aconteceu durante a sexta-feira, 30 de novembro, e teve como roteiro o CAPS III Passo a Passo, a AACD e o Kinder.

O objetivo da viagem foi ampliar o conhecimento em relação a prática profissional. As professoras responsáveis pela visita à Porto Alegre, foram Luise Queiroz, Carine Baldicera de Grandi e Cristiane Wagner, e participaram acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional de diversos semestres.

Dentre os locais visitados pelos acadêmicos, estão o Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS III Passo a Passo, que realiza um trabalho de acompanhamento de pessoas com problemas de saúde mental graves e persistentes como a esquizofrenia, transtorno bipolar, autismo e uso de drogas. Os acadêmicos também visitaram a AACD, e o Kinder Centro de Integração da Criança Especial, que realizam um trabalho de reabilitação do paciente.

Durante as visitas os acadêmicos puderam conversar com os usuários e pacientes dos serviços, e também compreender a dinâmica de funcionamento das instituições e conhecer o trabalho realizado pelos profissionais.

A professora Luise destaca que essas visitas são importantes por proporcionarem a interação e o conhecimento de diferentes campos de atuação, além dos que se têm aqui na cidade e regiões mais próximas.

Segundo ela, os alunos gostam muito das visitas, pois esse contato entre estudante e profissional é um momento de troca que enriquece o aluno.

“As visitas proporcionam a aproximação dos alunos com os profissionais e áreas de atuação que poderão seguir, além de motivá-los em sua escolha profissional. O curso agradece pelo carinho com que foram recebidos pelas instituições”, finaliza a professora Luise.

O profissional da terapia ocupacional é responsável pelo tratamento de distúrbios físicos ou mentais, e de desajustes emocionais e sociais.

Suas áreas de atuação envolvem hospitais, centros de reabilitação, casas de repouso, centros de convivências, instituições penais e ONG’s. E afim de que os acadêmicos conheçam outras realidades além das propostas dentro da graduação, anualmente o curso realiza viagens de estudo pela região.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagens: divulgação