Curso de ‘Robótica Educacional’ reúne docentes e acadêmicos na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/12/2021

A Universidade Franciscana (UFN) realizou durante os meses de novembro e dezembro, a Capacitação Profissional ‘Robótica Educacional’, no prédio 13 – Conjunto III. Ao total, foram três encontros presenciais e dois virtuais entre acadêmicos e docentes, ministrados pelo professor do curso de Ciência da Computação da UFN, Alessandro Mainardi.

Através de estudos sobre Robótica Educacional, Eletrônica Básica, Arduíno e Robótica, buscou-se levar o conhecimento técnico do tema à docentes e estudantes de Ensino Fundamental e Médio e, também, de âmbito universitário. Entre os 17 inscritos, estiveram presentes educadores e alunos da UFN, professores das Redes Municipal, Estadual e Particular do Ensino Médio e Fundamental e, também, estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além de instituições de ensino de outras cidades.

Segundo o coordenador do curso, professor Alessandro, os encontros foram divididos em três períodos de 8h, durante os turnos de manhã e tarde. Ele explica que a ideia para o desenvolvimento da atividade tornou-se pauta após popularização da temática em Santa Maria: “Eu ministro os cursos de Arduíno desde 2012. De lá para cá, as escolas do município alçaram um projeto com kits do programa, que se popularizaram no sistema de ensino. Assim, em conversa com os docentes da UFN, destacamos a necessidade de ciar um Curso de Robótica Educacional, a qual conseguimos concretizar”.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação/UFN