Curso de Odontologia da UFN realiza atividades de recepção aos calouros Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/03/2019

As primeiras semanas de aulas na UFN estão sendo marcadas por atividades de boas-vindas aos novos alunos e aos veteranos. No curso de Odontologia, os professores incentivaram os calouros à participarem da missa de boas-vindas, que aconteceu na Capela São Francisco, ainda na primeira semana de aula.

Na ocasião, a reitora Iraní Rupolo propôs uma atividade aos presentes, para reforçar o seu conselho de construir um caminho profissional do qual se orgulhem, a irmã sugeriu a elaboração de uma cápsula do tempo. A partir dessa proposta, os professores incentivaram os alunos a escreverem sobre suas expectativas e anseios como alunos ingressantes do curso.

De volta à sala de aula, munidos de papel e caneta, os acadêmicos tiveram alguns minutos para, em palavras, exporem as suas impressões sobre como acreditavam que seria o processo de formação profissional, bem como suas perspectivas e desejos que buscam realizar até o final da graduação.

Passado este momento, os alunos selaram seus textos em envelopes nominados, e estes foram guardados em uma caixa, que ficará armazenada na sala da coordenação do curso de Odontologia. Seguindo ao incentivo da reitora, estes envelopes serão abertos pelos próprios discentes, ao final de 2023, época em que estarão em seu décimo e último semestre letivo.

A ideia é de que nesta ocasião haja um momento de reflexão e saudade, onde os alunos poderão refletir e avaliar a sua trajetória acadêmica, e também estabelecer novas perspectivas, tendo em vista, então, o futuro na profissão.

Ainda no clima de boas-vindas, professores da disciplina de Ações Interdisciplinares em Saúde, que é ministrada em integração com o curso de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, aproveitaram para apresentar a cadeira e suas metodologias de trabalho aos acadêmicos, bem como as formas de avaliação e os objetivos da Extensão.

Cada curso preparou uma recepção especial aos calouros, após, as aulas serão integradas, e para dar início nesse processo, houve um momento onde foi realizada uma dinâmica entre os acadêmicos, para que eles pudessem se conhecer melhor, e que possam se comunicar entre si, já que o objetivo da disciplina em comum com vários cursos é o incentivo à interdisciplinaridade.

Ao final da dinâmica os acadêmicos receberam kits odontológicos. Para finalizar a programação de boas-vindas, os acadêmicos do curso de Odontologia estão realizando uma arrecadação de leite e fraldas geriátricas, que serão doadas para o Lar das Vovozinhas. A atividade faz parte do trote solidário, uma prática que está sendo incentivada pela UFN.

As doações podem ser feitas na secretaria do curso, localizada no 6º andar do prédio 17, até o dia 7 de março.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Informações e fotos: Curso de Odontologia UFN