Curso de Jornalismo da UFN lança dois curtas-metragens produzidos por acadêmicos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/08/2021

O curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN) preparou para o dia 17 (terça-feira), o lançamento de dois curtas-metragens produzidos pelos acadêmicos da disciplina de Cinema II, sob supervisão da professora e jornalista Neli Mombelli. Com os nomes de ‘Conexão Restabelecida’ e ‘Sinais’, os produtos serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube do LabSeis e pela página do Jornalismo UFN no Facebook.

O curta ‘Conexão Restabelecida’ retrata a realidade de duas professoras em tempos de pandemia e busca descrever um pouco das diferenças de adaptação com o trabalho remoto nos exercícios profissionais de cada uma. Roteirista e co-diretora, Nathália Arantes, relembra como surgiu a ideia da obra: “É uma reflexão do dia a dia sobre se colocar no lugar do outro, de identificar diferenças que ocorrem e que se acentuaram durante a pandemia. A expectativa após o lançamento é de que as pessoas possam refletir sobre questões sociais, que a educação não é igual para todos”.

O elenco de ‘Conexão Restabelecida’ é composto por Camila Borges, Renata Teixeira e Antonya Garcia, enquanto a equipe de produção é formada pelos acadêmicos: Nathália Arantes (assistente de direção, roteiro, direção, continuísta, montagem de edição); Allysson Marafiga (direção e montagem de edição); Gianmarco de Vargas (produção); Pablo Milani (assistente de produção e continuísta); Joedison Dornelles (direção de arte); Gabriela Neto (direção de arte); Wellerson Leal (direção de elenco); Ana Luiza Deicke (assessoria de comunicação); Bárbara Canha (figurino) e André Marques (figurino).

Já o curta ‘Sinais’, busca abordar a adaptação das aulas remotas por parte dos alunos e professores envolvidos no processo. Além deste fator, ele engloba a pauta do feminicídio, ao contextualizar na realidade de uma das personagens, os problemas ao lidar com o comportamento agressivo de seu namorado. Lavignea Witt, roteirista e co-diretora do curta, fala sobre a escolha do tema: “Através de um exemplo em um vídeo publicitário que tinha visto sobre violência contra a mulher, eu quis relatar o feminicídio. Então, escrevi a história como um alerta para que as pessoas prestem mais atenção aos ‘sinais’ dados por essas mulheres, a fim de ajudá-las”.

O elenco de ‘Sinais’ conta com Vithoria Trentin, Lucas Fontana Pereira, Eduardo Biscayno, Walquiria Lerina, Eduarda Rodrigues e a professora Carla Torres. Já a equipe de produção é composta pelos estudantes: Denzel Valiente (direção, montagem e edição); Lavignea Witt (direção, roteiro, assistente de direção, montagem e edição); Matheus Jardim (produção); Laura Gomes (assistente de produção); Kauan Costa (direção de arte); Caroline Miranda (direção de arte); Ariel Portes (direção de elenco); Emanuely Guterres (assessoria de comunicação); Luana Giacomelli (figurino) e Felipe Monteiro (figurino).

Ambas propostas foram desenvolvidas durante o 1º semestre de 2021, com objetivo de focar no aprendizado de técnicas cinematográficas, junto da realidade dos bastidores de uma gravação audiovisual. Para produzir as peças visuais, a turma foi dividida em duas equipes de 10 acadêmicos e, em razão da Pandemia, cada uma se organizou em pequenos grupos em meio as diárias em set, para que a atividade fosse realizada com segurança, ao seguir os protocolos relacionados à Covid-19.

A live de lançamento também contará com a presença de Gabriella Eldereti Machado, professora de Ciências de uma escola da rede pública de Nova Palma (pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social na Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, com estudos na área de gênero e interseccionalidades na educação e docência) e Vânia Fortes, psicóloga clínica e professora do curso de Psicologia da UFN. As convidadas realizarão um debate sobre ‘Educação, gênero e violência doméstica: as relações entre público e privado durante a Pandemia do novo Coronavírus’, tema que perpassa as duas produções.

Um atestado de participação será emitido às pessoas que tiverem se inscrito para o lançamento e bate-papo através da plataforma Sympla. Com 4h de carga horária, ele poderá ser utilizado como ACCs (atividades curriculares complementares). Os curtas também poderão ser encontrados no TikTok do LabSeis.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Curso de Jornalismo