Curso de Fisioterapia da UFN comemora 20 anos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/09/2022

Na última quinta-feira (1º de setembro) acadêmicos e corpo docente do curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana (UFN) estiveram reunidos em uma atividade comemorativa em alusão aos 20 anos do curso. O momento, que foi realizado na Sala de Conferências do Prédio 17 – Conjunto III, reuniu também membros da Reitoria e profissionais da área da saúde em uma manhã que recordou a história da graduação com depoimentos presenciais dos professores e de vídeos enviados por ex-coordenadores. E teve como um dos destaques a palestra ‘Escalada no mercado de trabalho: estudo, técnica e retorno financeiro’, com o fisioterapeuta Rodrigo Radünz.

“São tantos os tratamentos fisioterapêuticos oferecidos para a comunidade, incluindo ações de promoção, prevenção e recuperação. Somente no ano de 2021 realizamos mais de 2 mil atendimentos para mais de 180 pessoas de Santa Maria e região, esses atendimentos ambulatoriais ocorrem em solo e na nossa piscina, enquanto fisioterapia aquática. Nossos atendimentos são destinados as necessidades ortopédicas, reumatológicas, neurológicas, pélvicas e cardiorrespiratórias de pessoas de qualquer faixa etária”, destacou a professora e coordenadora Lilian Oliveira sobre a qualidade na atenção e cuidado especializado em termos de assistência que configura os preceitos do curso e faz a Fisioterapia da UFN referência para a toda comunidade.

“Me sinto honrado em estar aqui para comemorar esses 20 anos de prestação de serviços à sociedade. A Universidade cumpre com seu papel social, não só no ensino, mas também na assistência através da extensão e da assistência própria da Instituição, leva o nome da fisioterapia muito longe e faz com que a sociedade nos veja cada vez mais. Vejo que o papel da UFN dentro dessa cidade é sim contribuir com a saúde pública, é levar saúde a quem precisa sem se importar de com quem seja”, exaltou o fisioterapeuta Jadir Camargo Lemos, Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Crefito 5.

A Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo, destacou o intenso trabalho do corpo docente do curso que sempre atua com dedicação diária à trajetória formativa dos acadêmicos, pensando além da sala de aula. “Os pilares nossos de formação são a ciência, os valores relacionados teórico e prático e naturalmente que essa essência humana vai além da anatomia, das técnicas, das tecnologias novas, dos usos de aparelhos que agregam junto a cada um dos técnicos desta Universidade. Além da a transformação pessoal de cada um de vocês enquanto estudante que vai se traduzindo em serviço, em cuidado, em melhoria de vida para as pessoas”, comentou a Reitora que recebeu das mãos da coordenadora, professora Lilian, uma homenagem simbólica que marca os 20 anos do curso.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista