Curso de Direito realiza roda de conversa sobre direito e saúde, para falar sobre o PA Patronato Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/11/2018

Acadêmicas do Curso de Direito da Universidade Franciscana realizam uma Roda de Conversa nesta quarta-feira, 28 de novembro, às 17h30, no Hall do Prédio 15, Conjunto III.

O bate-papo vai abordar os dados obtidos na execução de um projeto realizado durante a disciplina de Extensão em Direito II, o projeto Camélias, criado por acadêmicas do 6º semestre.

Camélias surgiu durante o segundo semestre de 2018, sob orientação da Ms. Angelita Woltmann e colaboração da Ms. Carla Souza da Costa e, originado a partir de artigo científico orientado pela Drª Rosane Leal da Silva, e realizado pelas alunas Adriana Aguilhar, Emilly Gündel, Fernanda Schuster, Gabrieli Almeida, Lilian Ugalde, e Milena Ferreira.

O objetivo do Projeto Camélias é realizar uma Audiência Pública em Santa Maria, a fim de debater sobre os repasses financeiros direcionados ao Pronto Atendimento Municipal do Bairro Patronato, para que sejam discutidas estratégias de melhorias em estrutura, informação e atendimento à comunidade.

Segundo Milena, uma das integrantes do projeto, os primeiros passos do projeto surgiram a partir da utilização de dados do artigo “Os recursos financeiros para a manutenção do Pronto Atendimento Municipal do Patronato em Santa Maria”, pesquisa realizada por acadêmicas do curso de Direito da UFN, e publicado em 2017, no SEPE.

“Esses dados foram utilizados para dialogar com o legislativo municipal sobre a viabilidade de realizar uma audiência pública sobre o tema no Município, e abordar as medidas que estão sendo adotadas para a melhoria no atendimento à população. Ao total, foram realizadas duas reuniões na Câmara de Vereadores, uma apenas com a Comissão de Saúde e outra com a Comissão e Secretaria Municipal de Saúde”, relata Milena. 

O nome do projeto se deu em razão de que Camélias é o nome de uma rua que fica localizada no Bairro Patronato, região onde se encontra o Pronto Atendimento, que é também o objeto da pesquisa e do projeto de extensão, bem como pelo fato da planta também chamada camélia ser benéfica para a saúde, sendo utilizada para fortalecer o sistema imunológico.

O espaço do Hall do prédio 15 servirá para realizar um diálogo entre a sociedade e as acadêmicas, a fim de compartilhar os dados obtidos na execução do Projeto Camélias, promovendo um debate interdisciplinar entre o Direito e Saúde com o envolvimento da Administração Pública.

A conversa é aberta aos moradores da região e público em geral que se interessar pelo assunto. Para os acadêmicos que comparecerem ao evento, vale 2h de ACC. Também haverá um coffee break durante o debate.


Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagem: divulgação


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação