Curso de Ciências Econômicas é avaliado com nota máxima Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/04/2019

O Curso de Ciências Econômicas recebeu nota máxima, em uma escala de 1 a 5, conforme avaliação do Ministério da Educação. A excelência expressada na nota cinco veio pela coerente articulação educacional proporcionada pela Universidade Franciscana com o mercado de trabalho e suas potencialidades extensionistas, que se expressam no decorrer da graduação pelas oportunidades de aprendizado que alinham o conhecimento teórico, às práticas financeiras.

A avaliação presencial dos representantes do Ministério da Educação ocorreu entre os dias 20 e 23 de março. Entre os universos pesquisados estão a Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente - Tutorial e Infraestrutura da instituição. Nessas dimensões, são avaliados o trabalho desenvolvido com os alunos pela coordenação, pelo colegiado e núcleo docente do curso, em relação à satisfação e o desempenho dos acadêmicos.

“Estamos radiantes. Fomos muito elogiados por nosso corpo docente, nossas instalações, mas, principalmente, pelo engajamento e motivação dos acadêmicos que observam as múltiplas atuações do economista, que perpassam por práticas sociais, humanas e exatas, como uma forma de orientar o presente para a construção da prosperidade do amanhã”, enfatiza a coordenadora do Curso, professora Taíze Lopes.

Ainda conforme a professora, dois diferenciais pedagógicos pontuais contribuíram para a nota cinco: o Índice do Custo de Vida de Santa Maria, que afere a inflação mensal dos principais itens que impactam o consumidor, e a nova matriz curricular do curso, que integra os Cursos de Administração e Ciências Contábeis.

“A flexibilidade de nossa matriz distribuída entre os três cursos, faz com que o aluno tenha autonomia para compor seu horário, podendo também escolher por optativas que ampliam visões tradicionais do economista, os quais hoje começa a ser mais visto com frequência em corporações pela sua análise e sua precisão profissional”, considera.

O Curso de Ciências Econômicas está em funcionamento desde 2002, estando hoje ambientado em um espaço colaborativo de ensino que estimula o empreendedorismo, a visão da micro e macro economia, levando em conta o cenário político nacional e local.

Texto: Carlos Spall / Jornalista
Imagem: Mark Braunstein / Fotógrafo