CPA divulga resultados da avaliação institucional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/04/2019

A Comissão Permanente de Autoavaliação (CPA) da Universidade Franciscana reuniu acadêmicos na tarde de terça-feira, 16 de abril, representantes dos colegiados de diferentes cursos da instituição para a divulgação dos resultados do processo de avaliação, efetuado em 2018.

A professora e coordenadora da CPA, Sibila Rocha, ressaltou a importância da divulgação das avaliações para que a comunidade perceba três coisas: uma delas é de que a avaliação só tem resultado se houver a participação e o comprometimento dos alunos em responder os instrumentos dos questionários avaliativos; a outra, é a formação de uma cultura em que os alunos, professores e técnicos administrativos participam na construção de condições melhores para a IES; e a terceira, é que a cultura avaliativa pode gerar uma melhor qualidade de ensino e perfil da Instituição.

Os resultados foram divulgados através de gráficos representativos mostrados pela professora Greice Scremin, membro da CPA. Para ela, a avaliação dos gráficos mostra o quanto a instituição precisa desenvolver ações de divulgação e de conhecimento das políticas voltadas para os estudantes.

Entre os pontos destacados durante a reunião, está o desconhecimento por parte dos alunos sobre as oportunidades oferecidas pela UFN para a realização de estágios não-obrigatórios, bem como as bolsas de intercâmbio ofertadas pela Assessoria de Cooperação Interinstitucional da IES.

Rodrigo Job, representante do diretório acadêmico do curso de Direito destacou que há falta de instituições parceiras que deem continuidade às bolsas de assistências sociais, como forma de auxílio para os alunos poderem ingressar nos intercâmbios oferecidos. Ele salienta que muitos não podem participar, uma vez que a maior parte dos intercâmbios oferecidos possuem um valor que não é acessível para todos os alunos.

O acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda, André Moreira, destacou a importância da socialização entre acadêmicos e representantes dos colegiados e funcionários, pois segundo ele, “essa troca de informação entre academia e Universidade nos permite, além de ter contato com outros cursos que não coincidem com as nossas rotinas, também faz com que a gente possa saber em que passo estão as tratativas da Instituição para com problemas internos”.

A coordenadora da CPA, Sibila Rocha, lembrou ainda que a campanha da avaliação de 2018 teve como slogan que para ser ouvido, é preciso falar. Ela destacou ainda que porque a avaliação é de adesão espontânea, os resultados traduzem o sentimento de pertencimento dos acadêmicos, e dessa maneira, os resultados obtidos a partir dessa avaliação representam a Universidade.

Os resultados podem ser acessados no sistema Agenda, na aba Serviços.

Texto: Ariadne Marin / Estudante Jornalismo / ACS
Foto: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom