Consun encerra atividades do ano com balanço das conquistas institucionais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/12/2018

Um balanço do ano de 2018 e os objetivos da Universidade Franciscana para 2019 foi a pauta central da última reunião do ano do Conselho Universitário da IES, ocorrida na tarde desta terça-feira, 11 de dezembro.

Dentre as conquistas da UFN ao longo do ano, a Reitora Iraní Rupolo destacou, em especial, o credenciamento da IES como Universidade, homologado no dia 23 de março e instaurado no dia 27 de abril, e o também credenciamento da Educação a Distância, ocorrido no mês de fevereiro.

“Em ambos os credenciamentos, da UFN e da EaD, obtivemos Nota 5 do MEC. Toda a comunidade universitária deve se sentir muito contente por esses momentos que foram de grande significado, onde passamos a oferecer ainda mais qualidade de ensino aos nossos estudantes”, destacou.

A Reitora da Universidade Franciscana também afirmou que, para o ano de 2019, está sendo estudada a ideia de ampliar o acervo bibliográfico da IES de forma on-line, ou seja, com uma biblioteca virtual.

Segundo ela, esse acervo poderá ser acessado, de forma eletrônica, em qualquer lugar, desde que haja acesso à internet. Essa plataforma de pesquisa servirá tanto para estudantes matriculados nos cursos presenciais da UFN, quanto para os matriculados nos cursos a distância.

A Vice-Reitora, Solange Binotto Fagan, fez uma breve explicação sobre o funcionamento da UFN Digital. Hoje, a IES possui 8 polos de Educação à Distância, sendo 5 no Rio Grande do Sul, nas cidades de Santa Maria, Cruz Alta, Bagé, Canguçu e Pelotas, e 3 fora do Estado, em Guaíra, no Paraná, em Dourados, no Mato Grosso do Sul, e em Brasília, no Distrito Federal.

Em 2018, foram ofertados 15 Cursos de Extensão EaD, os quais obtiveram mais de 400 alunos, ou seja, cerca de 30 alunos por curso. Além dos cursos de Extensão, a UFN Digital também disponibiliza 2 Cursos de Especialização para 2019, que recebe inscrições até o dia 05 de fevereiro.

Solange também compartilhou com os integrantes do Consun a criação de 3 cursos de Graduação EaD: as licenciaturas em Pedagogia e Geografia, e o curso de Gestão de Recursos Humanos. Estes recebem inscrições até o dia 04 de fevereiro de 2019.

Os Pró-reitores da Universidade também listaram as principais conquistas de cada setor. Vanilde Bisognin, Pró-reitora Acadêmica, destacou a reorganização curricular e acadêmica de todos os Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFN, que passarão a ser executadas a partir do 1º semestre letivo de 2019.

“Essas mudanças repercutem no ensino e na aprendizagem dos estudantes e dos professores. A integração entre os cursos, por exemplo, fará com que os estudantes saiam da graduação ainda mais qualificados, onde eles serão instigados a dialogar e aprender a trabalhar junto com profissões afins”, ressaltou.

Na Graduação, dividido por área de estudo, os cursos das Ciências Tecnológicas possuem 52% das disciplinas integradas. Já as Ciências Sociais, 22%; Ciências Humanas, 11%; e os cursos de Ciências da Saúde, 15% de matriz integrada.

O Pró-reitor de Pesquisa e Relações Comunitárias, Marcos Alexandre Alves, apresentou os números de projetos de pesquisa, extensão, bolsas de iniciação científica e monitorias, além de bolsas nos cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu, e capacitações profissionais.

Ao todo, a Universidade Franciscana financiou em 2018, 77 projetos de pesquisa de docentes, 13 projetos destinados à pesquisa de docentes com fomentos externos e, 13 projetos de extensão. Também foram 102 projetos de iniciação científica, 154 bolsas de monitoria à estudantes da graduação.

Além disso, o Pró-reitor afirmou o trabalho que está sendo desenvolvido em função da proposta de um curso de Mestrado Profissional em Direito. “Não há muitos cursos de Pós-Graduação na área do Direito na nossa região, então a proposta do Mestrado em Direito é oferecer mais um curso com a qualidade que a UFN já possui e que seja inovador, com duas possíveis linhas de pesquisa: interesse público na ordem constitucional aplicada e constitucionalização das relações privadas”, explicou.

Já a Pró-Reitora de Administração e Finanças, Ir. Inacir Pederiva destacou as parcerias firmadas junto à Prefeitura Municipal de Santa Maria neste ano de 2018, que visam ampla atuação dos estudantes da área da Saúde da IES no Hospital Casa de Saúde e na Unidade Básica de Saúde Dr. Floriano Rocha.

Além disso, a economista ainda ressaltou as melhorias que estão sendo feitas na estrutura do Hospital São Francisco de Assis, como a construção de um pronto atendimento, Unidade de Terapia Intensiva – UTI, a reforma na sala cirúrgica e criação de novos leitos para atender de forma mais completa a comunidade de Santa Maria e Região.

Em reunião, os conselheiros aprovaram o Plano Orçamentário para o ano de 2019 e, também, se manifestaram sobre a extinção dos cursos de Licenciatura em Química, que teve seu último vestibular em 2012 e Turismo, com último vestibular em 2013, que desde então estão inativos.

“A extinção dos cursos não é por falta de necessidade de químicos e turismólogos mas, sim, pela ausência da procura por esses cursos, ocasionando em não inscrições para Química e Turismo nos processos seletivos de ingresso à Instituição”, explicou a Reitora. Os últimos alunos do curso de Química colaram grau no ano de 2015. Já os últimos estudantes de Turismo, formaram-se em 2016.

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo