Cônsul-Geral da Itália visita a UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/09/2023

O grupo da Reitoria da Universidade Franciscana (UFN) recebeu, na última sexta-feira (1º de setembro), a visita de uma comitiva acompanhando o Cônsul-Geral da Itália para o Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, que está com projeto ‘Andiamo’ a fim de promover a cultura e o idioma no Brasil, em especial na Região Central gaúcha. Uma possível cooperação futura foi tratada com a Reitora, professora Iraní Rupolo; a Vice-reitora, professora Solange Binotto Fagan e com o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Marcos Alexandre Alves para impulsionar o interesse dos universitários em assuntos que estão em grande desenvolvimento na Itália como a moda, inovação e pesquisa, tecnologias em saúde e a comunicação.

A estratégia diplomático-cultural, segundo a professora Monica Faggionato que é Dirigente de Ensino e responsável pelos projetos do Governo Italiano, também tem o interesse de oportunizar a oferta de aprendizagem do idioma italiano para capacitar docentes e desenvolver habilidades dos futuros profissionais formados pelas universidades no sentido de explorar a língua de forma contemporânea e alinhada ao mercado, e não apenas remetendo às memórias do passado. As coordenadoras do curso de Design, professora Círia Moro e do curso de Design de Moda, professora Salette Mafalda, que acompanharam as conversas acerca de potenciais ações que podem ser desenvolvidas em conjunto.

Esta aproximação começa por Santa Maria por ser uma cidade jovem e dinâmica para, depois sim, atingirmos todo o Rio Grande do Sul”, destacou o Cônsul-Geral da Itália para o Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, a respeito da importância que a cidade universitária e os municípios da Quarta Colônia de imigração italiana têm ao somarem uma população de quase 15 mil italianos e seus descendentes. Na reunião também estavam presentes o Agente Consular Honorário da Itália em Santa Maria, José Zanella; a presidente do Comitato Veneto do Estado do Rio Grande do Sul (COMVERS), Isabel Dalcin; a Agente Consular Honorária de Bento Gonçalves, Thais Ferrari da Cunha; e a presidente da Associação Italiana de Santa Maria, Maria Arnilda Favaretto.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista