Construção da identidade acadêmica é discutida em Painel Universitário Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/05/2019

A Universidade Franciscana promoveu a segunda edição do Painel Identidade Universitária, que tem o objetivo de discutir o “ser universitário” e apresentar as formas de apoio que a IES oferece aos estudantes.

A atividade ocorreu na terça-feira, dia 30 de abril, e contou com a participação do Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Marcos Alexandre Alves, do coordenador da Pastoral Universitária, Frei Valdir Pretto, e dos docentes do Curso de Filosofia e Psicologia da UFN, professores Márcio Cenci e Carlos Décimo, respectivamente.

De acordo com o Pró-reitor, o encontro é tempo/espaço de integração dos estudantes de diferentes áreas do conhecimento e tem por objetivo compreender a construção da identidade do estudante no contexto universitário, seus anseios, grau de satisfação, angústias, esperanças. Além disso, o professor destacou a importância da espiritualidade, que consiste na recusa de que a vida se restringe à sua dimensão puramente material, que o sentido da existência está em si mesma.

"Nesta direção, está conectada à noção de transcendência (abertura e novos horizontes de sentido), isto é, à compreensão de que a vida e o seu sentido se constitui para além do imediato e do momento. Por isso que a realização humana está associada à capacidade de honrar a vida e vivê-la com decência e autenticidade. Sobretudo, em um tempo em que não há mais espaço para identidades rígidas e não ajustáveis às novas estruturas de mercado e de sociedade. A complexidade das diferenças não mais ocupa uma posição fixa, mas exige uma identidade aberta a diversas possibilidades de articulação e, portanto, heterogênea”, ressaltou Marcos Alexandre Alves.

Além disso, os palestrantes afirmaram que a construção da identidade do estudante começa antes de ingressar na universidade quando a escolha da profissão já aflige o jovem e a família. Isso porque as decisões em relação ao futuro já começam a ser tomadas a partir do interesse nos valores e conhecimentos que o estudante poderá adquirir com a caminhada na IES e no mercado de trabalho.

“Estudem, pesquisem, sejam afetuosos. Devemos valorizar os momentos, as pessoas em nossa volta. Aproveitem os momentos dentro da universidade, são momentos de aprendizado e convívio com o próximo”, aconselhou Carlos Décimo.

Docente da Filosofia, Márcio Cenci apresentou aos alunos uma nova forma de enxergar o mundo, a partir do olhar da filosofia franciscana. “Precisamos ver o mundo de uma forma diferente. Não devemos julgar o próximo, e sim ajudar e aconselhar. Se existe algo ruim, devemos auxiliar e sempre buscar o melhor que existe dentro de cada um”, finalizou.

A atividade ocorre anualmente via iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, e tem como público-alvo alunos de disciplinas de Ética e Antropologia e Cosmovisão Franciscana da UFN.

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom