Conheça o Projeto de Extensão da UFN que informa sobre os direitos de pacientes oncológicos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/12/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo UFN
Imagens: Divulgação / ONCOJUR

O Curso de Direito na Universidade Franciscana possui um Projeto de Extensão chamado ONCOJUR, que tem como principal objetivo informar os direitos dos pacientes diagnosticados com câncer e seus cuidadores/familiares, através de material de divulgação específico: folhetos e cartilhas.

A distribuição dos informativos ocorreu nas salas de espera para as sessões de quimioterapia e/ou radioterapia, organizado com auxílio do Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM.

Os estudantes da UFN conversaram sobre as formas de efetivação dos direitos constantes nos materiais, contribuindo para o bem-estar do paciente e sua família, e, também, auxiliando na concretização do direito social à saúde de pacientes em estado de tamanha vulnerabilidade.

O ONCOJUR é formado pelos acadêmicos de Direito da UFN, Camila Militz, Cinara Sauzedo, Eliza Lopes, Guilherme Batú, Matheus Berghahn e Mateus Andrade, com orientação da professora Angelita Woltmann. O grupo já efetuou duas visitas ao HUSM, e as atividades devem continuar no ano de 2020.

Mais informações sobre o ONCOJUR e o direito dos pacientes oncológicos podem ser encontradas no perfil @oncojur no Instagram.